/

14 de Dezembro de 2012 16h31

SMTU dá largada para as campanhas de segurança no trânsito no período de férias escolares

14/12/2012

Cléverson Brandão

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos de Cuiabá (SMTU) realiza na próxima terça-feira (18/12), na Praça 08 de Abril, uma blitz educativa intitulada “Férias com Segurança”. O evento se justifica devido ao início do período de férias, e tem por objetivo orientar condutores, caronas e pedestres da importância dos itens de segurança veicular, para que as férias sejam plenamente seguras. O evento será realizado pela manhã das 8h às 10 horas, e a tarde das 16h às 18 horas.

 

Extensa programação será realizada durante o dia, os agentes de trânsito (amarelinhos), abordarão os condutores, onde farão advertências quanto aos itens de segurança veicular necessários e de porte obrigatório, tais como lanternas, faróis, cinto de segurança, além de revisão obrigatória de itens como freios, pneus, sem falar no uso da cadeirinha adequada a cada idade para o transporte de crianças pequenas. Os agentes farão a entrega de panfletos e brindes aos ocupantes dos veículos que forem abordados. 

 

A Diretoria de Trânsito, através da coordenadoria de educação para o trânsito, em conjunto com o corpo de fiscalização da SMTU (Amarelinhos), criarão um grupo teatral intitulado “As amiguinhas do Trânsito”, que vai se apresentar nos dois períodos para o público que comparecer ao evento. A peça que será apresentada é intitulada “Segurança no trânsito não é brincadeira”.

 

 Na peça, as personagens, meninas com linguajar próprio e peculiar, buscam despertar nas crianças, um olhar crítico para uma boa conduta de seus pais no trânsito, ao mesmo tempo em que promovem valores éticos sociais aos futuros condutores. Serão organizadas brincadeiras interativas sobre o trânsito e haverá distribuição de lanches.

 

A peça passa aos expectadores a importância de se respeitar a preferência nos cruzamentos, a faixa de pedestres, o respeito à sinalização vertical e horizontal, o acatamento as orientações e ordens dos agentes da autoridade de trânsito, uso do cinto de segurança, não parar em fila dupla, além de nunca fechar os cruzamentos. As crianças estarão acompanhadas de suas professoras, sendo encorajadas a interagir com os atores durante a encenação e posterior, com perguntas e respostas e contará como atividade extraclasse.

 

Segundo o secretário titular da SMTU, Josemar Sobrinho, esses eventos contribuem em muito com a segurança, na medida em que chama atenção à necessidade de uma conduta preventiva no trânsito, gerando exemplos positivos aos filhos, futuros condutores e parte mais frágil diante de acidentes no trânsito.