Mobilidade Urbana /

12 de Abril de 2011 13h54

SMTU conclui vistoria em frota de micro ônibus

12/04/2011

Dalila Rodrigues-Da assessoria-SMTU

A Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano – SMTU informa que os trabalhos de vistoria preventiva, conforme a lei municipal 2.758 aos permissionários do transporte de micro ônibus que solicitaram a renovação do alvará para o exercício de 2011 foram encerrados no dia (09-04). Segundo o coordenador de Fiscalização de Transporte da SMTU, Leopoldino Queiroz, os veículos foram adaptados para melhor segurança e conforto da população. 

Dos 86 veículos vistoriados, 76 foram aprovados para atender o transporte na capital. Houve um incremento de equipamentos com plataforma veicular (elevador), atingindo o número de 50 veículos, ou seja, 56,9% da frota estão aptos a atender os portadores de necessidades especiais. “Além da segurança aos usuários do transporte público, verificamos o conforto que os veículos oferecem à população, e também atendendo adequações à legislação de acessibilidade”, declarou Leopoldino.

Foram substituídos 28 micros, dos quais 19 são zero quilômetro. Segundo Leopoldino, com a renovação da frota a população passa a contar com um serviço de qualidade, pois “os veículos novos oferecem condições melhores no transporte”.

Durante a fiscalização, os veículos que não estavam de acordo com as normas tiveram prazo para se adaptarem. Cinco veículos estavam com a vida útil vencida, ou seja, com mais de oito anos de fabricação; destes, três foram necessários repor o lacre do veiculo, pois apresentavam mínimas condições de trafegabilidade.

De acordo com a lei municipal que regulamenta o transporte alternativo, Art. 17, inciso primeiro: “excepcionalmente, as empresas permissionárias poderão solicitar a prorrogação da licença do veículo para trafegar com vida útil vencida, desde que esteja em perfeito estado de conservação e funcionamento, hipótese em que o mesmo deverá ser aprovado em vistoria especifica para continuar a trafegar”.


Mais informações: 

3315 4229 8448 8531