Mobilidade Urbana /

06 de Junho de 2012 11h32

SMTU alerta para a necessidade de se respeitar as sinalizações de trânsito nas vias de desvio das obras da Perimetral

06/06/2012

Marcio Guimarães (65) 3315-4229


A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano de Cuiabá (SMTU) informa que a Avenida Miguel Sutil encontra-se interditada desde o último domingo (03-05) para construção de trincheira, no trecho compreendido entre a rotatória do bairro Cidade Verde e a rotatória do bairro Verdão, com mais de 500 metros de extensão. A trincheira ficará pronta em 12 meses e o trânsito estará totalmente bloqueado durante os próximos 90 dias.

 

As vias usadas como desvio no entorno do trecho interditado foram recapeadas, receberam placas indicativas de sentido a seguir, além de sinalização horizontal bem como faixas aéreas nas aproximações  informando os sentidos. As vias usadas como rotas de desvio são na sua maioria ruas de bairros, estreitas e sinuosas, o que levou a proibição de estacionamento enquanto durarem as obras.

O número de veículos aumentou significativamente nas vias de desvio com o trancamento da Avenida Miguel Sutil, uma situação atípica e extrema para garantir mobilidade. Semáforos foram implantados nos principais cruzamentos, com o intuito de organizar as vias que serão utilizadas, oferecendo vez a todos os motoristas.

Ao todo, foram instalados cinco semáforos no entorno da obra das Trincheiras - Verdão X Ciriaco Candia. São eles: cruzamento da Av. Agrícola Paes de Barros X Rua Daliberto Costa, Rua Daliberto Costa X Av. Ciríaco Cândia, Rua Salvador X Avenida Jornalista Alves de Oliveira na Rotatória Cidade Alta, e Rua Dom Luís Castro Pereira X Av. Agrícola Paes de Barros.

Os motoristas que trafegarem pela região, deve respeitar a sinalização e o limite de velocidade máxima permitida em vias locais (bairros), que é de 30 Km/h. A qualquer momento policiais do batalhão de transito ou de fiscais da SMTU estarão fazendo rondas pela região. O desrespeito a sinalização implantada, fará com que o condutor responda pela inobservância a legislação de trânsito com advertência, multa e até apreensão do veiculo em casos específicos.

Moradores devem estar atentos aos seus animais de estimação, à atividade das crianças nas ruas e à movimentação de idosos, estatisticamente os mais suscetíveis a se envolverem em acidentes, situação potencializada nesses dias devido ao aumento significativo do trânsito nas vias locais. Todos nós precisamos fazer nossa parte, uma vez que obras no trânsito, afetam a todos, porém, necessárias para uma Cuiabá mais bela, segura e acessível para todos.