Mobilidade Urbana / CARGA PESADA

23 de Maio de 2017 17h27

Semob reforça fiscalização para proibir carretas na área urbana de Cuiabá

23/05/2017

SID CARNEIRO

Luiz Alves

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), intensificou hoje (23) a operação Carga Pesada com o apoio da Polícia Militar. O resultado foi 68 autos de infrações, especificamente, direcionadas para o tráfego de carretas que estavam desrespeitando a lei municipal nº 5.463/11 e circulando sem Autorização Especial de Trânsito (AET), permitida para o perímetro urbano. Os motoristas autuados pagarão multa de R$ 130,00 e terão quatro pontos negativos na carteira de habilitação.

Com quatro pontos fixos de abordagens e restrições, a operação contou com o efetivo de 12 agentes de trânsito.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, os agentes estão fazendo as notificações conforme determina a lei, proibindo qualquer possibilidade de tráfego das carretas fora dos horários permitidos. “A lei existe e estava havendo abuso por parte de alguns motoristas. Observamos a circulação de caminhões e carretas dentro da área central do município, causando transtornos para a população em geral. Vamos coibir esse tipo de comportamento dos motoristas que não respeitam a lei”, disse Antenor.

Sob o supervisor de Operação e Fiscalização, Raimundo Alves Ribeiro, a operação teve inicio às 06h desta terça-feira, na rodovia Palmiro Paes de Barros, acesso para Santo Antônio de Leverger, e na rotatória da Guia, saída para a rodovia Emanuel Pinheiro (MT – 251 Chapada dos Guimarães). No período da tarde, a operação teve a supervisão de Jeancarlo Costa Campos, num ponto fixo na Avenida Beira Rio com uma equipe de seis agentes motociclistas.

Houve fiscalização na Avenida Arquimedes Pereira (Estrada do Moinho) e na rotatória de acesso ao bairros Jardim Imperial, Chácara dos Pinheiros e na Avenida Fernando Correia da Costa, na rotatória da escola estadual Maria Dimpina, no Coxipó.

Durante três horas, os agentes verificaram e autuaram os motoristas infratores de veículos de grande porte. No entanto, 40 infratores foram autuados sem abordagens nas barreiras, quando tentaram desviar dos locais de fiscalização e outros 28 receberam autuação por abordagem, sem que houvesse rejeição à operação. Desse total, três carretas fugiram do cerco, mas foram retiradas do perímetro urbano por motociclitas que os abordaram em local seguro e aplicaram a autuação.

O coordenador de Trânsito, Lucimar Martins Sobrinho disse que a operação teve êxito positivo diante de sua objetividade, que era tirar de circulação as carretas que insistiam em cometer infrações nos horários de pico. Conforme o coordenador, a legislação permite o trânsito desse tipo de veiculo com base na AET, que define claramente horários para o tráfego desse porte dentro de Cuiabá.

Já na zona de alto impacto que se refere ao Distrito Industrial, a circulação é livre para carretas e caminhões com todas as toneladas em qualquer horário do dia.