/

30 de Abril de 2013 11h47

Reunião define segurança dos atletas para o 1º Passeio Ciclístico

30/04/2013

Carol Sanford

A segurança dos participantes durante o 1º Passeio Ciclístico “Paz no Trânsito” foi o principal item debatido durante a reunião com parceiros e colaboradores, nesta terça-feira (30), na Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos de Cuiabá.

O passeio será neste domingo (5), a partir das 7h30, com concentração na Praça 8 de Abril, às 6h30. O encerramento do percurso será no Museu do Rio, na Avenida Beira Rio. As inscrições foram prorrogadas para o dia 3 de maio, próxima sexta-feira.

O evento contará com o apoio da Polícia Militar, que disponibilizará duas viaturas, quatro ciclistas e duas motos, e do Corpo de Bombeiros, que colocará uma ambulância para percorrer o trajeto e um caminhão com ducha de água para o final do percurso.

Além disso, a Secretaria colocará grande parte do efetivo dos agentes de trânsito e transporte para garantir a segurança, interditando vias e acompanhando os ciclistas. “Serão oito batedores com motos, viaturas e ciclistas da Secretaria que estarão disponibilizados para o evento. Eles farão a interdição parcial das vias, que serão abertas a medida que os atletas forem passando”, disse o diretor de trânsito, Rogério Taques.

“Queremos garantir a segurança dos ciclistas durante o evento que promove a ‘paz no trânsito’. No percurso, também estaremos orientando os participantes sobre as regras para um trânsito mais seguro”, explicou o coordenador de ação para o trânsito, Jadyr Lima de Moraes.

Os ciclistas também receberão água para hidratação, sendo que serão colocadas tendas no início e final do percurso e uma viatura da Secretaria irá carregada com água durante todo o trajeto. As equipes da organização estarão identificadas com camisetas do evento.

O evento também conta com a parceria das Secretarias Municipais de Esporte e Cidadania, Cultura e Comunicação, além de patrocinadores e colaboradores.

Inscrição – Para fazer a inscrição, os interessados devem acessar a ficha e o termo de responsabilidade no site da prefeitura (www.cuiaba.mt.gov.br), imprimir, preencher com os dados pessoais e entregar na sede da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos, localizada na Rua 13 de Junho, nº 1.289, das 8h às 17h.

Os 230 primeiros inscritos ganharão camisetas do evento. Podem se inscrever pessoas a partir dos 10 anos. Para os menores de idade será necessária a autorização e assinatura dos responsáveis.

Alunos das escolas municipais Maria da Glória de Souza (Baú), Orlando Nigro (Pedregal), Agostinho Simplício de Figueiredo (Poção) e Francisval de Brito (Coophamil), irão participar do evento com bicicletas emprestadas pela Secretaria.

“Nosso objetivo é proporcionar momentos de alegria, lazer, diversão e saúde para toda a comunidade, promovendo também a paz no trânsito e inclusão social”, destacou Jadyr.

O percurso do passeio será de 6,5 km, iniciando na Avenida Lavapés, com término no Museu do Rio, na Avenida Beira Rio. Dessa forma, o trajeto passará pelas Avenidas Lavapés, Isaac Póvoas, Barão de Melgaço, Miguel Sutil e Beira Rio.

Premiação - Serão sorteados entre os participantes um notebook com impressora e três bicicletas. Também serão premiados, sem sorteio, os ciclistas de maior e menor idade, que estiverem de posse dos documentos pessoais, e o ciclista mais original e característico. Os sorteios serão feitos através do número do comprovante de inscrição.

Também será feito o sorteio de cestas de perfumaria, vale-compras em papelaria e outros brindes.