Mobilidade Urbana /

08 de Outubro de 2010 17h07

Rampas construídas pela SMTU melhoram acessibilidade de PNE

08/10/2010

Cléverson Brandão-Assessoria – SMTU

A secretaria Municipal de trânsito e transporte Urbano de Cuiabá - SMTTU acaba de concluir a reforma e construção de 280 rampas com piso podotátil (material em alto relevo), nas principais vias da capital, iniciativa cuja finalidade é facilitar a acessibilidade aos portadores de deficiência física, chamados de Portadores de Necessidades Especiais -PNE.


A construção das novas rampas, bem como a reforma das já existentes, teve início em meados de agosto, após reunião na sede do MPE, em reunião entre representantes da sociedade civil, ministério publico, prefeitura e estado.


A discussão do que devia ser feito de imediato visando uma Cuiabá com mais mobilidade e acessibilidade urbana desde já, porém visando à Copa de 2014 concluiu pela melhoria das condições para a mobilidade dos portadores de necessidades especiais. Decidiu-se, então, que as rampas deveriam ter uma atenção especial de imediato, recebendo acabamento em auto relevo, linguagem percebida pelo deficiente visual com facilidade.


A construção de mais 300 rampas está em fase de estudo, segundo o secretário Ediva Alves. Ele adiantou que, desta vez, as entidades representativas dos PNE serão chamados para opinarem sobre a distribuição das novas rampas, coisa que não ocorreu quando da  primeira etapa do projeto, devido à urgência da iniciativa. “As rampas contribuirão com essa parcela da sociedade que diariamente e apesar de suas limitações físicas, faz uso dos passeios públicos da cidade”, disse o secretário.


Outros pontos sobre acessibilidade e mobilidade urbana também foram discutidos, como a legislação atual, que exige que a frota do transporte público seja composta de no mínimo 20% de veículos adaptados. Mas atualmente Cuiabá conta com 50% da frota com elevadores para o embarque/desembarque de PNE e idosos, e a meta é chegar a 100%.


“Estamos discutindo a implantação de semáforos com sinalizadores sonoros, pois é visível o grande numero de deficientes visuais que trafegam pelas ruas e avenidas de Cuiabá, sem contar aqueles que apesar de suas deficiências físicas farão turismo em nossa capital desde agora por força da Copa do Pantanal”, lembrou Edivá Alves. 
 


Mais informações:

3315 4229