Segunda, 09 de maio de 2011, 10h36

Mobilidade Urbana

Profissionais da imprensa são capacitados para melhor informar a população

Pipo Figueiredo

Profissionais da comunicação que atuam nas secretarias municipais de Cuiabá participam de um curso de aperfeiçoamento em Assessoria de Imprensa, promovido pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom). A palestrante, mestre em Comunicação, Sônia Zaramella está ministrando temas, com a proposta de melhorar a qualidade dos serviços prestados pelos assessores, transmitindo informação com clareza, precisão e de linguagem acessível à população.

Nos dias 05 e (06-05) foram apresentados os módulos: Cenários das Mídias e a Comunicação Integrada; Linguagem Jornalística e as Linguagens das Mídias. Nesta semana mais dois módulos serão discutidos: Textos para Jornal, Revista, Rádio, Televisão e Web; Técnicas de Redação e Edição.

A linguagem jornalística simples e de rápida assimilação deve ser prioridade para os assessores de imprensa das secretarias da prefeitura de Cuiabá. O objetivo principal é informar, priorizando a verdade e o direito do cidadão à informação pública. A palestrante destaca a importância da abrangência da linguagem jornalística, lembrando que “existem formas de descrever o trabalho de cada um, desde um gari, até um biólogo. Utilizar palavras de fácil entendimento é a melhor forma de se comunicar”.

De acordo com Zaramella, até mesmo a mídia aderiu à uma linguagem mais popular, com palavras simples, mas sem empobrecer o conteúdo. “Os textos tornaram-se mais curtos, precisos, o conteúdo bem mais explicativo, pois o jornalista deve ir direto ao assunto. É uma maneira de fazer o leitor concluir a leitura”.

A capacitação continua nos dias 12 e 13-05, No auditório do Memorial das Águas, no bairro Quilombo.

Da assessoria – SMTU
Dalila Rodrigues 3315 4229 8448 8531