/

16 de Outubro de 2013 16h42

Prefeitura responde questionamentos sobre trânsito em audiência pública

16/10/2013

Carol Sanford

A Prefeitura de Cuiabá participou hoje (16) de uma audiência pública na Câmara de Vereadores que tratou de questões relacionadas ao trânsito na Capital. Questionamentos feitos por cidadãos e vereadores foram respondidos pelo secretário municipal de Trânsito e Transportes Urbanos, Antenor Figueiredo.

Os principais assuntos tratados na audiência foram a mudança de sentido de algumas ruas, a atuação dos agentes de trânsito, chamados Amarelinhos, e a operação que coíbe os estacionamentos irregulares e que culminam na remoção de veículos.

Sobre a mudança de sentido de vias, o secretário justificou a necessidade para dar vazão ao trânsito devido às obras para a Copa do Mundo de 2014. “Outras mudanças ocorrerão, mas todas com base em estudos e planejamento de nossa Diretoria de Engenharia”, disse.

Para Antenor, o trabalho dos agentes de trânsito tem sido bastante efetivo no sentido de orientar os motoristas. “Claro que, quando for necessário, existirão penalidades. É inconcebível que um motorista que possua carteira há 20 anos, por exemplo, não tenha conhecimento das regras de trânsito e estacione em local impróprio. Com certeza, o veículo dele será guinchado”, afirmou.

O assunto remeteu à questão da remoção de veículos estacionados irregularmente e o secretário explicou que é determinação do prefeito Mauro Mendes que se faça valer a lei, com o mesmo efeito para todos.

Antenor explicou que a empresa contratada para fazer a remoção dos veículos ganhou um certame público e que o valor pago pelos motoristas é remetido à empresa. “A prefeitura arrecada com o valor da multa e este dinheiro é destinado ao Fundo Municipal de Trânsito e Transporte para ser aplicado em prol da própria sociedade, com a instalação da sinalização de trânsito e outras demandas da pasta”, assegurou.

Também foram tratados assuntos como a instalação de radares para fiscalização eletrônica na Capital, que ainda está em fase de elaboração do edital de licitação, e a grande demanda por abrigos de ônibus, que vem sendo pleiteada pela Secretaria junto a Associação Mato-grossense dos Transportes Urbanos, responsável pela instalação dos abrigos.

Participaram da audiência os vereadores, Renivaldo Nascimento, Dilemário Alencar, Adevair Cabral, Allan Kardec e Onofre Junior, solicitante da audiência, e membros da sociedade civil organizada.