/

15 de Outubro de 2013 14h50

Prefeitura de Cuiabá participa de debate nacional sobre Política de Trânsito

15/10/2013

Evelyn Ribeiro

A prefeitura de Cuiabá participa nesta terça e quarta-feira (15 e 16/10), em Brasília, da Primeira Reunião dos Conselhos Estaduais de Trânsito do Brasil e o Denatran para discutir questões que possam contribuir para uma Nova Política de Trânsito. O conselho de Mato Grosso está sendo representado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU).

Durante os dois dias de evento devem ser traçadas diretrizes básicas de ações de educação, fiscalização, integração dos municípios ao sistema nacional e engenharia de tráfego.

Para o secretário-adjunto de Trânsito e Transporte da SMTU, Thiago França, a iniciativa é uma oportunidade de todos os setores trabalharem em conjunto. “Essa é uma demonstração clara que o governo federal, estadual, e municipal estão engajados em assumir, definitivamente, um compromisso com a vida”.

O diretor do Denatran, Morvam Cotrim Duarte, reforçou a importância de parcerias na busca por mais responsabilidade no trânsito. “A preocupação do governo federal é ouvir os órgãos estaduais e municipais de trânsito, por serem conhecedores melhor de suas realidades locais, para compartilhar suas experiências e ajudá-los na formatação dessa Nova Política Nacional de Trânsito”, pontuou o presidente do Denatran.

Entre os participantes do conselho também estavam o ex-diretor do Detran da Brasília, Dilson Souza, o coordenador Geral de Planejamento Normativo e Estratégico, José Haroldo Martins Segalla, e Jerry  Adriane Dias Rodrigues (representante do Contran).

Para esta quarta-feira (16), estão previstas a abordagem de temas como a formação de condutores, revisão do Código Nacional de Trânsito, regulamentação e fiscalização do estacionamento rotativo, além de vagas para idosos e portadores de necessidades especiais.