/

19 de Agosto de 2013 16h44

Prefeitura de Cuiabá implanta faixa preferencial para ônibus e táxis

19/08/2013

Carol Sanford

A Prefeitura de Cuiabá implantará até o final de setembro as faixas preferenciais para ônibus e táxis nas Avenidas Tenente Coronel Duarte, Isaac Póvoas e Getúlio Vargas. O objetivo é reduzir o tempo da viagem no transporte coletivo.

Conforme o secretário de Trânsito e Transportes Urbanos, Antenor Figueiredo, o projeto está pronto e o edital de licitação deve ser lançado nos próximos dias. “O prefeito Mauro Mendes nos pediu urgência nesse projeto, que faz parte de uma das soluções apontadas para o transporte coletivo de Cuiabá”, disse.

A medida reduzirá o tempo dos usuários dentro do transporte coletivo, já que aumentará a velocidade do tráfego nas vias. Atualmente, um ônibus trafega em média a 13 km/h na Avenida Isaac Póvoas. Com a implantação da faixa preferencial, a velocidade média passará a ser de 24 km/h.

“O passageiro, além da comodidade, quer ficar o menor tempo possível dentro do coletivo; com as faixas preferenciais, isso será possível”, argumentou Antenor.

Segundo o projeto, os ônibus terão uma faixa preferencial ao longo das Avenidas Tenente Coronel Duarte e Getúlio Vargas, até a Praça Oito de Abril, onde farão a volta para retornar pela Avenida Isaac Póvoas/Generoso Ponce até a Rua 13 de Junho.

Após a implantação da faixa, os ônibus que descem a Avenida Isaac Póvoas/Generoso Ponce estarão proibidos de subir a Avenida Joaquim Murtinho, devendo ir até a Rua 13 de Junho e realizar o contorno pela Travessa Desembargador Lobo, para então continuar pela Joaquim Murtinho.

“É nesse ponto que ocorre a maior parte dos congestionamentos, porque os ônibus que estão na Generoso Ponce querem subir a Joaquim Murtinho e causam grandes transtornos. Agora eles serão obrigados a virar à direita na 13 de Junho e à direita novamente na travessa, para então entrar na Joaquim Murtinho e seguir o trajeto”, explicou o secretário.