/

09 de Outubro de 2012 17h31

Praça 8 de Abril será palco de evento em comemoração ao dia da criança

09/10/2012

Cléverson Brandão

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos de Cuiabá (SMTU), realiza nesta quinta-feira (11/10), a partir das 8 horas, na praça 8 de Abril, extensa programação em comemoração ao dia das crianças. Com o tema “RESPEITE O LIMITE DE VELOCIDADE: 60km/h”, a ação visa orientar e conscientizar condutores e pedestres quanto à importância da boa conduta no trânsito, como forma de prevenir acidentes.

Serão entregues panfletos alertando os condutores  do limite de velocidade no perímetro urbano da capital.

A coordenadoria de educação para o trânsito em conjunto com o corpo de fiscalização da SMTU (Amarelinhos), elaboraram a peça teatral intitulada “Trânsito não é brincadeira”. Na peça encenada por agentes de trânsito, as personagens Belinha e Duda, duas meninas com linguajar próprio e peculiar, buscam despertar nas crianças, um olhar crítico para uma boa conduta de seus pais no trânsito, ao mesmo tempo em que promovem valores éticos sociais aos futuros condutores. 

A peça passa aos expectadores a importância de se respeitar a preferência nos cruzamentos, a faixa de pedestres, o respeito à sinalização vertical e horizontal, as orientações e ordens dos agentes da autoridade de trânsito, uso do cinto de segurança, não parar em fila dupla, além de nunca fechar os cruzamentos. Para dar segurança ao evento, agentes de trânsito estarão distribuídos no entorno da praça.

Haverá a participação como forma de atividade extraclasse, de escolas municipais, onde as crianças serão encorajadas a interagir com os atores durante a encenação e posterior, com perguntas e respostas.

 Como parte do evento, no entorno da Praça 8 de Abril, será feita uma Blitz educativa com a distribuição de panfletos com indicação dos limites de velocidade em Cuiabá, além de um brinde as crianças que estiverem nos veículos que forem abordados.

Com esta ação, a SMTU chama a atenção dos condutores para o trânsito consciente. “Esses eventos contribuem em muito com os condutores, na medida em que chama atenção à necessidade de uma conduta preventiva no trânsito, gerando exemplos positivos aos filhos, os futuros condutores”, afirma o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Josemar Sobrinho.