/ Formação

24 de Março de 2014 11h35

Novos agentes de Trânsito e Transporte vão atuar na fiscalização

24/03/2014

CAROL SANFORD

Tchélo Figueiredo

A Prefeitura de Cuiabá está formando os 21 novos agentes de trânsito e transporte, chamados no início de fevereiro, e que atuarão na fiscalização. O curso de formação começou no último dia 18 de março e se estenderá até 25 de abril.

Conforme o secretário municipal de Trânsito e Transporte Urbano, Antenor Figueiredo, 10 novos agentes serão destinados para a fiscalização do trânsito e 11 atuarão na fiscalização do transporte, especialmente o coletivo.

“O efetivo hoje é de 167 agentes, sendo que 43 atuam na fiscalização do transporte. Nosso objetivo é reforçar este setor e garantir que a legislação seja cumprida”, disse ele, lembrando que o prefeito Mauro Mendes sancionou no final de 2013 a Lei Municipal nº 5.766, que trata das penalidades aplicadas em infrações cometidas pelas empresas do transporte coletivo e alternativo de Cuiabá. “Suspensões, multas de até R$ 3 mil e cassação da concessão estão entre as penalidades que podem ser aplicadas”.

No curso, os agentes terão aulas teóricas e práticas sobre a legislação de trânsito, além das atribuições do agente de trânsito e transporte, noções de primeiros-socorros, atividades relacionadas ao pátio de vistoria, no caso dos táxis, mototáxis e vans escolares e processo completo da operação de remoção de veículos estacionados irregularmente

“Também estamos repassando as formas corretas de abordagem ao condutor, assim como de orientação aos motoristas sobre estacionamento irregular, respeito ao pedestre e toda a legislação de trânsito”, informou o coordenador de Educação para o Trânsito, Jadyr Lima de Moraes.

Para Antenor, o curso, além de promover a capacitação dos agentes sobre as devidas atribuições, também visa a tornar os agentes aptos a “buscar um trânsito mais seguro, resguardando vidas e reduzindo o número de acidentes”.