/

19 de Junho de 2012 11h10

Novos agentes de trânsito e transporte de Cuiabá recebem certificados na sexta-feira (22/06)

19/06/2012

Cléverson Brandão - (65) 3315-4229


Está marcada para a próxima sexta-feira (22/06), a solenidade de entrega dos certificados de conclusão do curso de formação dos 179 novos agentes da Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano de Cuiabá (SMTU). O evento será no auditório do Ministério Público Estadual às 10 horas.

A solenidade contará com a presença do prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, do secretário da SMTU, Josemar de Araújo Sobrinho, da secretária de Gestão, Adriana Barbosa da Silva, e representantes do Ministério Público.

A partir de segunda-feira, dia 25 de junho, os agentes deverão se apresentar a SMTU, devidamente uniformizados, para conhecer as escalas, que a princípio irão dividir os três turnos de trabalho.

Na ocasião, haverá uma preleção do diretor de trânsito e também do coordenador de fiscalização do transporte, onde os agentes receberão a ordem do dia. “As preleções serão diárias como forma de unificar procedimentos e trocar experiências,” afirmou o coordenador de Fiscalização de Trânsito da SMTU, Rogério Taques.

CAPACITAÇÃO

Iniciado em 02/05, o período de capacitação teórica e prática dos novos agentes de trânsito e transporte encera-se nesta sexta-feira (22/06). A capacitação é a segunda etapa do concurso público, realizado em 29 de janeiro deste ano. Concurso que contou com mais de 9.000 inscritos.

O curso é uma extensão do certame, e tem caráter eliminatório. Segue-se após, três anos de período probatório onde os novos agentes serão avaliados quanto ao seu comprometimento com a coisa pública, e a observância ao estatuto do servidor.

Os agentes receberam aulas sobre o Código nacional de trânsito, leis ordenatórias e disciplinadoras do transporte público, legislação pertinente e correlata ao cargo e função, primeiros socorros, comportamento e também fizeram aulas de campo.

Após um mês de aulas teóricas, os novos agentes passaram a receber aulas práticas, divididos em grupos de dez, sempre acompanhados por agentes fiscais com dez anos de experiência nas ruas e pós-graduação na área. Foram disponibilizados para o treinamento veículos do transporte público oficial e alternativo como ônibus, micro ônibus e vans. O treinamento ocorreu no pátio de vistoria da SMTU, na região do bairro Porto.

Na noite do dia 12/06, dia dos namorados, os novos agentes de trânsito e transporte participaram de uma blitz educativa nas ruas e bares da capital. A ação teve o objetivo de conscientizar os condutores da importância de não combinar bebida com direção. Foi de fato a primeira ação em vias púbicas.

Em período noturno, momento que as pessoas estão buscando ou saindo de ambientes sociais, os novos agentes abordaram condutores e transeuntes, exercitando postura e clareza ao passar informações e determinações. Doravante caberá a eles a função de ordenar e disciplinar a mobilidade além de garantir a acessibilidade dos munícipes em todo o perímetro urbano da capital.

Na última sexta-feira (15/06), os novos agentes, acompanhados dos mestres e demais facilitadores que atuaram no curso, participaram de uma palestra realizada por promotores de justiça, onde se seguiu um bate papo na sede do Ministério Publico Estadual.

O evento teve o caráter de enceramento das aulas teóricas. Os alunos questionaram os mestres para sanar toda e qualquer dúvida remanescente. Segundo o secretário da SMTU, Josemar Sobrinho, a intenção é fazer com que os novos agentes travem contato direto com os membros do MPE, este que é, e deve ser o guardião e defensor dos direitos coletivos da sociedade no estado de direito.