/

04 de Agosto de 2011 09h25

Não usar cinto de segurança é a principal imprudência na capital

04/08/2011

Marcio Guimarães/Assessoria SMTU

No mês de julho deste ano a secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos – SMTU registrou que a infração mais cometida na capital foi dirigir o veículo sem utilizar o cinto de segurança, somando 1891 autuações, seguida por dirigir o veículo utilizando-se de telefone celular com 1023 notificações.

A SMTU tem intensificado a fiscalização principalmente na região central da capital, orientando e autuando os motoristas sobre a importância de seguir as regras de trânsito, o que evita acidentes e melhora a fluidez do trânsito.

A avenida Tenente Cel. Duarte (Prainha) lidera o ranking de autuações com 1219 autos de infração por ser uma via que interliga outras grandes avenidas da capital, seguida pela avenida Miguel Sutil com 600 autos e avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA) com 527 registros.

Em caso de acidentes, o uso correto do cinto de segurança pode aumentar em até 25 vezes a chance de sobrevivência do ocupante do veículo, porque evita que ele colida contra as partes internas do veículo, impede que seja arremessado contra outros ocupantes e para fora do veículo e diminui o risco de lesão interna grave ou até fatal.

Para o diretor de Trânsito da SMTU, Jackson Messias o motorista que não usa o cinto de segurança, em caso de acidente pode se ferir gravemente e a família pode ser prejudicada também. “O motorista que deixa de usar o cinto de segurança não pensa nem em si nem na família que está em casa, porque além dos danos físicos que pode sofrer, os danos morais deixados na família em caso de óbito são irreparáveis, ainda mais se ele for o provedor de recursos da casa”, explicou.

É um grave erro pensar que os ocupantes do banco de trás não precisam usar o cinto de segurança, pois em caso de acidentes eles também podem ser arremessados violentamente contra os bancos dianteiros, sobre os ocupantes da frente e contra o parabrisas.

Já  o motorista que dirige falando ao celular prejudica o trânsito inteiro. “Falando ao celular o motorista deixa de dedicar a atenção ao trânsito comprometendo a reação em caso de necessidade, como manobras inesperadas ou imperfeições na via.” 

Mais informações:
3315-4229