Mobilidade Urbana / 40 MINUTOS

29 de Maio de 2017 17h16

Moradores do Osmar Cabral aprovam linha expressa inaugurada hoje

29/05/2017

SID CARNEIRO

Repercutiu de forma positiva a inauguração hoje (29) da terceira linha expressa do transporte coletivo de Cuiabá, partindo do bairro Osmar Cabral até a Praça Bispo, no centro de Cuiabá.  Segundo o diretor de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Nicolau Budib, o tempo de viagem antes de uma hora e cinco minutos reduziu para exatos 40 minutos. Nesta modalidade, serão realizadas duas viagens por dia às 6h00 e 7h00. 

Nicolau disse que com base na experiência de outras duas linhas, no bairro Pedra 90 e Parque Cuiabá em funcionamento, o objetivo é proporcionar aos usuários do transporte uma viagem rápida e com segurança para os passageiros destas regiões.

O trajeto foi iniciado no Osmar Cabral, passou pelos bairros próximos Novo Milênio, São João Del Rei e Tijucal, onde fez a última parada. Dali, seguiu direto até o ponto da Plaenge e da Gontijo, ambos em locais distintos na Avenida Fernando Correia da Costa, e finalizou na Praça Bispo.

A Semob já orientou os motoristas destas linhas para não embarcar e nem desembarcar passageiros fora dos pontos determinados.

A linha expressa do transporte coletivo começou a ser implantada em abril deste ano. A terceira linha surge com a expectativa de que o tempo das viagens entre os bairros mais distantes e o centro de Cuiabá seja encurtado. 

Segundo Nicolau Budib, nessa primeira semana, os agentes de trânsito estarão acompanhando o embarque dentro do bairro e orientando os usuários a só embarcarem caso tenham o desejo de descer no centro ou em um dos dois pontos previstos na rota das linhas expressas.  

Com 11 bairros e 22 mil habitantes, a região do Osmar Cabral aguardava atenção no transporte urbano. O presidente do bairro Osmar Cabral, Clementino Gomes, conhecido como Gasolina, elogiou a atenção da Semob com a região ao afirmar que a iniciativa mudou o “ambiente” no ponto final do ônibus. “Antes as pessoas chegavam aqui já pensando no trânsito e o tempo perdido nas viagens até o trabalho. Agora, elas saem mais tranquilas, sabendo que vão chegar no horário e sem aquele aborrecimento de engarrafamento nesse horário”, disse.

A diarista Luzinete Costa e Silva avaliou como positiva a linha expressa no momento em que todos querem chegar no destino dentro do horário de serviço. “Agora sabemos que podemos contar com uma viagem rápida sem problemas de atrasos”, afirmou.

A estudante Diane Freitas lembra que às vezes a condução levava mais de uma hora para chagar ao centro de Cuiabá. “Com a linha expressa podemos fazer o trajeto com mais tranquilidade. Tá aprovada”, disse.