/

25 de Setembro de 2013 11h41

Mais de 400 estudantes receberam orientações durante a Semana do Trânsito

25/09/2013

Renata Neves

Mais de 400 estudantes com idades entre 8 e 12 anos, de cinco escolas municipais de Cuiabá, participaram da Semana Nacional do Trânsito, promovida pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano, em parceria com Polícia Rodoviária Federal e Detran-MT. As atividades foram iniciadas no dia 18 e encerradas nesta quarta-feira (25).

A cerimônia de encerramento foi realizada na “Cidade Mirim”, montada na Praça Alencastro, e contou com a apresentação do coral Sonhos, formado por estudantes da Escola Municipal Elza Luiz Esteves, e do grupo de teatro Cena Onze, que representou diversas situações vivenciadas no trânsito.  Durante as apresentações, os estudantes mostraram que estão com as Leis de Trânsito “na ponta da língua”.

A Semana Nacional do Trânsito, com a “Turma do Amarelito – O Amigo do Trânsito”, foi realizada com os objetivos de promover a educação no trânsito e chamar a atenção para a necessidade de reduzir o número de acidentes de trânsito na Capital.

Além de receber orientações sobre trânsito seguro na “Cidade Mirim”, os estudantes participaram de palestras e gincanas e produziram redações e pinturas com o tema Educação no Trânsito. Os vencedores foram premiados com bicicletas e as escolas onde estudam receberam kits esportivos.

Para o secretário municipal de Trânsito e Transporte Urbano, Antenor Figueiredo, o resultado das atividades foi positivo. “Esse evento vai ficar marcado na história de Cuiabá, pois, pela primeira vez, a Semana do Trânsito foi realizada com foco nas crianças. A intenção é que elas compartilhem com os adultos os ensinamentos que receberam, colaborando para garantir a paz no trânsito”, declarou.

O secretário-adjunto de Trânsito e Transporte Urbano, Thiago França, ressaltou a importância de promover a conscientização dos cidadãos. “Um projeto como esse é bastante válido, pois é pedagógico. Por meio dele, conseguimos inserir nas crianças, que serão os condutores de amanhã, noções de trânsito e de cidadania. O nosso objetivo é se esforçar para que todo esse trabalho não se encerre hoje”.

A Secretaria Municipal de Trânsito possui um setor de Educação para o Trânsito, que desenvolve um trabalho sistemático de orientação e conscientização, através de palestras educativas nas escolas. “Acreditamos que preparando as crianças podemos construir uma geração melhor e reduzir a quantidade de acidentes no trânsito”, afirmou Thiago França.