/

08 de Junho de 2011 13h35

Dirigir falando ao celular e estacionar em local proibido são as infrações mais cometidas em Cuiabá

08/06/2011

Dalila Rodrigues/Marcio Guimarães-Assessori

A imprudência dos motoristas continua sendo uma das principais causas de acidentes de trânsito em Cuiabá. Apesar da fiscalização intensificada nas vias, os condutores continuam desrespeitando as leis de trânsito, comprometendo a fluidez e colocando em risco a vida de pedestres e outros motoristas.

De janeiro a maio deste ano, a secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos – SMTU registrou que a infração mais cometida na capital foi dirigir o veículo utilizando-se de telefone celular, somando 2.181 autuações, seguida por estacionar em local/horário proibido especificamente pela sinalização com 1.890 notificações; deixar de usar cinto segurança foi a terceira infração mais autuada pelos agentes de Trânsito.

Todos os dias 55 agentes de Trânsito circulam pelas principais ruas e avenidas da capital, orientando e fiscalizando a conduta dos motoristas. Na avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), só no mês de maio, foram registrados 967 autos de infração; em seguida figuram as avenidas Fernando Correa da Costa, Historiador Rubens de Mendonça (CPA) e rua 13 de Junho como as vias com maior registro de casos.

Para o secretário de Trânsito de Cuiabá, Edivá Alves, a presença dos agentes de Trânsito nas principais ruas e avenidas na capital é de extrema importância para que os motoristas se sintam inibidos a cometer delitos. “Só a presença dos agentes já altera o comportamento dos motoristas; nem sempre é necessário autuar. A secretaria busca orientar e conscientizar os condutores para tornar o trânsito um local mais seguro”.

Com o objetivo de reduzir o número de infrações de trânsito, a coordenadoria de Educação para  o Trânsito da SMTU tem realizado um trabalho de conscientização dos motoristas, através de palestras e teatros educativos que ilustram as maiores imprudências cometidas por motoristas e pedestres, como o desrespeito às leis de trânsito e a falta de controle emocional mediante algum conflito. “Direcionamos os erros mais cometidos no trânsito, e mostramos a forma correta de agir”, informou Maria das Graças Silva, coordenadora de Educação para o Trânsito.  



Mais informações:
3315 4229 8448 8531