Mobilidade Urbana /

12 de Maio de 2011 11h23

Diretor de Trânsito informa como proceder em caso de acidente

12/05/2011

Dalila Rodrigues/SMTU

Motoristas que se envolvem em acidentes de trânsito muitas vezes não sabem quais os procedimentos corretos a tomar. A falta de conhecimento pode afetar outros condutores, causando congestionamentos nas vias. O diretor de Trânsito da SMTU, Jackson Messias esclarece a população sobre o que fazer em casos de acidentes.

Segundo ele, a primeira e mais importante providência é manter a calma e entrar em consenso com o proprietário do outro veiculo. “sinalizar o local do acidente é um passo importante para evitar outras colisões”.

Em caso de acidentes sem vítimas, os condutores devem deslocar-se ao Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, localizado no Departamento Estadual de Trânsito – Detran, para elaboração do boletim de ocorrência. “Na maioria das colisões sem vítimas os condutores aguardam a presença dos agentes de Trânsito ou da polícia, para retirar o veículo da via; as autoridades de trânsito só comparecem quando há vitimas; quando o condutor deixa o veículo parado na via, mesmo que seja por trinta minutos, se for em horário de grande fluxo de veículos, isso pode gerar quatro horas de congestionamento do trânsito, que demoraria mais de uma hora para voltar ao fluxo normal”, informou Messias.

Em acidentes com vitimas, os veículos devem permanecer no local da colisão. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e as autoridades de trânsito devem ser acionados para resgate da vítima e realização da perícia.

A SMTU orienta que o respeito à sinalização de trânsito garante um tráfego mais organizado e seguro aos motoristas e pedestres. O trânsito é o mais importante ponto de junção dos diversos grupos, segmentos e indivíduos de uma sociedade; lembrando que todos dependem diariamente deste sistema de locomoção, sejam condutores, passageiros ou pedestres.

 

Da assessoria – SMTU

Mais informações: 3315-42229 / 8448-8531