Mobilidade Urbana /

10 de Fevereiro de 2012 15h15

Começam as interdições viárias no entorno do Museu do Rio para a tradicional folia de momo

10/02/2012

Cléverson Brandão-3315-4229

A maior festa popular do Brasil, o carnaval, mexe com a vida da cidade como um todo,  a Secretaria Municipal de Transito e Transporte Urbano (SMTU) de Cuiabá informa a população que desde esta sexta-feira 10/02, a Avenida Manoel Jose de Arruda (Beira Rio), se encontra parcialmente interditada para a instalação do mobiliário urbano necessário à realização da festa, atendendo pedido da Secretaria Municipal de Cultura. A base de uma das duas arquibancadas, que já esta disposta na lateral da avenida, além da presença de trabalhadores na pista, faz com que a atenção ao trafegar pelo local deva ser redobrada para a segurança de condutores e pedestres.

A interdição, que iniciou as zero hora desta sexta-feira, está no entroncamento da Avenida Beira Rio com a Avenida 08 de Abril, nos fundos do Museu do Rio, sentido porto Avenida Miguel Sutil. A partir da quarta-feira, dia 14, até a quarta-feira dia 22/02, a interdição no local será total, portanto não será permitido o trafego de veículos nos dois sentidos da Avenida Beira Rio, na altura dos fundos do Museu do Rio, como tradicionalmente o cuiabano está acostumado a brincar o carnaval popular.

O condutor deve se programar para realizar seu deslocamento evitando transitar nessa região da capital durante os dias de folia, para tal deverá utilizar-se da Rua Barão de Melgaço, bem como da ponte Maria Eliza Bocaiuva (Ponte Nova). A SMTU disponibilizará toda a sinalização viária no local com a presença dos fiscais de trânsito para orientar os motoristas.

O código de trânsito brasileiro determina que o condutor de veículos automotores é o responsável pela segurança do pedestre, pois é mais fácil ser visto dentro de um veículo com o farol aceso do que avistar uma pessoa caminhando na pista de rolamento.

Durante os cinco dias de festa carnavalesca, o consumo de bebidas alcoólicas é elevado, o que pode gerar riscos para condutores e pedestres que transitam no entorno de grandes festas populares. Motorista, uma atitude preventiva pode salvar vidas e livra-lo de graves consequências legais. Trânsito seguro é dever de todos.