/

23 de Novembro de 2012 11h53

Com apoio da UFMT, Amarelinhos fazem curso de capacitação para interagir com deficientes visuais

23/11/2012

Cléverson Brandão -SMTU (65) 3315-4229

 

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU) disponibilizou para os  agentes de trânsito e transporte o curso de capacitação com o tema “Juntos para a inclusão do deficiente visual”, oferecido pelo Núcleo de Inclusão e Educação Especial – NIFE/UFMT. O curso foi realizado nas dependências da SMTU, no dia 22 de novembro.

O curso teve o objetivo de fornecer subsídios a respeito do convívio com as pessoas portadoras de necessidades visuais, além de orientar os participantes “videntes” sobre comportamentos adequados para a promoção de auxílio ao deficiente visual nas atividades diárias. “O curso é uma forma de uniformizar as ações de nossos agentes, que no dia a dia se deparam com as necessidades dos deficientes visuais que diariamente cruzam a cidade, seja nos coletivo ou até mesmo a pé, além de tecnicamente subsidiar os agentes quanto a forma mais correta de se comunicar com os deficientes visuais”, afirmou o secretário titular da pasta, Josemar Sobrinho.

Ao todo, 44 agentes de trânsito e transporte participaram da capacitação nesta etapa. Além da teoria inerente a capacitação, foram simuladas e encenadas situações cotidianas vividas pelos participantes, como a travessia de uma via, o embarque e desembarque de veículos coletivos e o transitar pela cidade.

O diretor de trânsito da SMTU, Jackson Messias, informou que esse curso faz parte de uma estratégia da Secretaria em implantar um processo continuado de capacitação de seus agentes visando a Copa do Mundo de 2014. Já no começo de 2013, os mesmos farão curso básico de inglês e espanhol.