Mobilidade Urbana /

23 de Março de 2011 16h00

Ciclo de apresentações teatrais orienta para conduta segura no trânsito

23/03/2011

Cléverson Brandão-Assessoria-SMTU

Na última semana de março serão realizadas várias apresentações teatrais nos centros de convivência de Idosos João Guerreiro, Padre Firmo Duarte, Aidee Pereira do Nascimento e Maria Ignes França Auad”, sob o tema “Trânsito Solidário”. Utilizando se de abordagem teórica, serão realizadas ações educativas junto a grupos de idosos, apontando os riscos a que estão expostos e solidificando o conhecimento quanto à maneira mais segura de se locomover e se portar em via pública.

Esta é mais uma ação da Diretoria de Trânsito, através Coordenadoria de Educação para o Trânsito da SMTU, cujo objetivo é orientar e instruir os integrantes da terceira idade a prevenirem acidentes, locomovendo-se de maneira mais segura nas vias. A dramatização será executada pelos Agentes de Trânsito Geny Martins e Mauro Gouvêa, que abordam o tema de forma caricata, com as personagens Gilika e Ximbica.

Segundo a Coordenadora de Educação para o Trânsito,l Maria das Graças, como as crianças, os idosos compõem a parte mais vulnerável na relação dos atores que atuam diariamente nas vias urbanas; o conjunto visão e audição reduzido, aliado à menor capacidade de se locomover com rapidez e o aumento vertiginoso do número de veículos anualmente nas ruas, faz crescer os índices de atropelamentos em todo território nacional, declarou.

Dicas como atravessar a rua em faixa de segurança, sempre com o sinal aberto para o pedestre; e onde não houver sinaleiro, acenar sinalizando que quer atravessar, certificando-se que os motoristas o vejam; atravessar sempre em linha reta, olhando para os dois lados duas, três ou mais vezes até ter certeza que pode atravessar com segurança; são dicas que serão trabalhadas na encenação suscitando a discussão e fomentando atitudes pro ativas nessa faixa etária da população que ainda tem muito a oferecer a nação.

 

Cronograma de apresentações:

No dia 23/03/2011 às 08h00min a ação será executada no CCI: “João Guerreiro”, situado na Avenida Principal s/n – Altos do Coxipó

No dia 24/03/2011 às 09h30min a ação será executada no CCI: “Padre Firmo Duarte”, situado na Avenida Beira Rio s/n – Dom Aquino

No dia 28/03/2011 às 15h00 a ação será executada no CCI: “Aidee Pereira do Nascimento”, situado na Rua: Flamengo esq.com a Rua: Brasília s/n – Novo Horizonte

No dia 30/03/2011 às 08h00 a ação será executada no Cci: “Maria Ignes França Auad”, situado na Avenida: Curió, s/n CPA III setor III.

 

Mais informações:
Coordenadoria de Educação para o Trânsito 3315 4222
3315 4229 – 8448 8531