/

07 de Abril de 2011 15h24

Avenida do CPA será palco de homenagem à Cuiabá

07/04/2011

Cléverson Brandão-Da assessoria-SMTU

A semana de comemoração do aniversário de Cuiabá terá seu ápice nesta sexta-feira na região do CPA com um evento cívico militar, shows artísticos, apresentação de campanhas institucionais para educação no trânsito e a exibição de renomado atleta do motocross nacional desafiando a morte em saltos espetaculares.

A capital de Mato Grosso, Cuiabá, é Centro Geodésico da America do sul. Originada do antigo arraial da Forquilha, aproxima-se do seu terceiro centenário comemorando nesta sexta feira (08-04), 292 anos de sua fundação. A outrora Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá avança no século 21 com inúmeros desafios inerentes a uma cidade que cresce e se avoluma de forma geométrica em suas potencialidades e necessidades. Conforme o último senso do IBGE, a grande Cuiabá aproxima se de um milhão de habitantes e o departamento de trânsito do estado informa o registro de 395 mil veículos automotores registrados em Cuiabá e Várzea Grande, dados que ao mesmo tempo nos orgulha e nos remete a profundas reflexões quanto ao futuro.

O Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) recentemente publicou dados  informando que o Brasil gasta cerca de R$ 30 bilhões por ano com acidentes de trânsito em rodovias e vias urbanas. Segundo este estudo, em média 150 pessoas morrem por dia no trânsito brasileiro. Uma pesquisa feita pelo Ministério da Justiça mostra que Mato Grosso está em segundo lugar no ranking de mortes no trânsito. A estatística aponta o índice alarmante de 36,2 vítimas para cada grupo de 100 mil habitantes. Segundo o comando do batalhão de Trânsito de Mato Grosso, são cerca de 25 acidentes nas ruas de Cuiabá todos os dias.

O prefeito de Cuiabá Francisco Galindo tem se esforçado em busca de apoio das autoridades estaduais e federais com vistas a obter recursos para a solução dos graves problemas da capital. Para isso, tem buscado o dialogo com o governo do estado e com a presidência da republica, ganhando com isso a população que contará com uma capital com infra estrutura adequada para seu desenvolvimento no século que ainda se inicia.  “O momento é agora, as obras do PAC estão ai, os recursos para as obras de mobilidade urbana para a Copa 2014 começarão a ser liberados à medida que os projetos forem se concretizando. É a terra de Rondon cumprindo sua vocação progressista que sonhara Moreira Cabral, como nos fala o hino de Cuiabá.

Na sexta-feira, 08 de Abril de 2011, no entorno da praça das Bandeiras ocorrerá um grande evento em comemoração ao aniversário da Cidade Verde, um evento patrocinado pelo estado que contará com a presença da equipe do DETRAN e da Secretaria Municipal de Trânsito e transporte Urbano - SMTU, alem de autoridades federais. Serão apresentados ao público os projetos de educação para o trânsito de órgãos governamentais como o DETRAN, com a campanha “trânsito consciente para a vida seguir em frente”, e a SMTU com “Cuiabá seguindo em frente”, que consiste em blitzen educativas com abordagem dos condutores e orientação quanto à necessidade de uma condução segura e ética no trânsito, resguardando o direito de todos a um trânsito com respeito às leis, reduzindo os altos índices de acidentes e mortes registrados diariamente.

A SMTU informa à população em geral que para a montagem do mobiliário urbano necessário a realização do evento, como arquibancada, palanque e rampas de salto, a avenida do CPA será interditada nesta quinta-feira (07-04), a partir das 12:00 horas no sentido “centro bairro”, na altura do Grande Templo. A opção dos condutores que trafegam do centro em direção a região do CPA é virar a esquerda na avenida Juliano da Costa Marques lateral do Shopping da região, em direção a Avenida Oátomo Canavarros, passando em frente ao comando da Marinha adentrando o bairro Morada do Ouro.

Já as 20:00 horas de quinta-feira, a Avenida do CPA será interditada no sentido bairro centro, nas proximidades da Praça das Bandeiras. A opção para quem trafega do bairro no sentido centro é virar a direita, subindo a rua que adentra ao palácio Paiaguas, na segunda rua virar à esquerda, na segunda rua novamente virar a esquerda retornando a Avenida do CPA. Os agentes de trânsito, em conjunto com o batalhão de Trânsito, coordenarão as interdições e fiscalizarão os bloqueios devidamente sinalizados, de modo a garantir a segurança de condutores e pedestres. A SMTU e o comando do Batalhão de Trânsito orientam a população que a qualquer momento solicite aos agentes civis e militares orientação quanto à melhor rota a seguir.  

A programação começará às 09 horas com vários shows musicais de artistas regionais encerrando com uma grande apresentação de acrobacia com moto, de Joaninha, pentacampeão Brasileiro de MotoCross Freestyle. A partir das nove horas, no CPA II, na Avenida Brasil, acontecerá um desfile cívico militar. Tropas do Exército, Polícia Militar, Corpo dBombeiros, alem de alunos das escolas municipais e estaduais, bandas e fanfarras estarão se apresentando em homenagem a Cuiabá.

Todos estão convidados a participar desta homenagem à terra que nos abriga, onde vivemos, onde temos sonhos de crescimento, onde nossos filhos crescem e vislumbram um futuro promissor. Venha, traga a família e tenha um feriado ativo participando de eventos cívicos-culturais. Todo um aparato estará em operação para garantir a segurança e a ordem; ônibus serão disponibilizados para o translado, ruas serão interditadas ao trânsito de veículos para que o festejo se faça com segurança para todos.


Mais informações:
 
3315 42 2