/

20 de Setembro de 2013 09h00

Audiência pública debate ações contra a violência no trânsito

20/09/2013

Evelyn Ribeiro

A prefeitura de Cuiabá participou nesta quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, de uma audiência pública para discutir e conscientizar a população sobre responsabilidade e segurança no trânsito.  Com o tema “Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito 2011-2020, Mobilidade Urbana e Trânsito Consciente”, o debate faz parte da programação da Semana Nacional do Trânsito.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, os acidentes de trânsito são as principais causas de atendimento no Pronto Socorro de Cuiabá. Em 2012 ocorreram 6.727 acidentes de trânsito, com 3.927 mortos. Este ano, até 31 de agosto, foram registrados 4.107 acidentes. O Pronto Socorro Municipal atende cerca de 900 acidentados por mês, sendo 80% acidentados de motocicletas. Em média, uma pessoa morre por dia, em Cuiabá, vítima de acidente.

Durante a reunião foram discutidas as principais dificuldades no combate à violência no trânsito, além da assinatura de um termo de compromisso entre sociedade civil organizada, entidades de classes, organizações não governamentais e Detran. O termo prevê o encaminhamento de estratégias que possam contribuir na formação de políticas de enfrentamento a violência no trânsito.

O secretário adjunto da secretaria municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU), Thiago França, avalia que os índices são preocupantes, mas esta é uma causa que deve ser combatida todos os dias. “O momento de agir é agora. Este tipo de debate é importante na medida em que envolve o compromisso com a vida e juntamente com a sociedade a gente pode construir uma nova realidade para o trânsito de Cuiabá”.

Para Heitor Reis, presidente da Associação de Famílias Vítimas de Violência, a principal linha a ser trabalhada é a educação em família. “É muito triste perder um pai, um filho, e infelizmente as pessoas não se conscientizam, só agem depois. A impunidade também é o fermento para a violência”.

“Tem que haver envolvimento de todos os setores, porque necessitamos de um trânsito mais humano, mais seguro e para isso tem que haver fiscalização contínua”, afirmou a assessora da presidência do Detran MT, Kelly Cristina Oliveira.

POLÍTICAS DE ENFRENTAMENTO

Entre as medidas propostas na Carta Compromisso está a elaboração de um Plano Estadual de Segurança no Trânsito, implantação de uma Vara Especializada de Delitos de Trânsito, campanha permanente, Escola Pública de Trânsito, fortalecimento da atuação do Cetran/MT e aplicação mais rigorosa da Lei Seca.

A audiência foi organizada pelo deputado estadual Ezequiel Fonseca, e também estiveram presentes, o delegado dirigente da Delegacia de Delito de Trânsito, Cristian Cabral, e representantes do Batalhão da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Secretaria Municipal de Trânsito de Várzea Grande e Agências Municipais de Trânsito (Ciretran).