Mobilidade Urbana /

13 de Janeiro de 2012 16h57

Atualização cadastral do passe livre 2012 tem mudanças

13/01/2012

Marcio Guimarães-SMTU-3315-4229

Com a proximidade do início do ano letivo, estudantes que já utilizam o benefício do passe livre no transporte público devem fazer recadastramento na própria escola, sem a necessidade de comparecer na Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU). Apenas os alunos que nunca fizeram o cartão deverão recorrer à agência da MTU, munidos dos documentos necessários (citados abaixo).

O sistema online diminui filas e facilita o recadastramento por necessitar apenas do login e senha do aluno, que serão informados pela escola no momento da matrícula. O diretor ou funcionário responsável da escola acessa o sistema, através do site da MTU: www.amtu.com.br e segue atualizando os dados dos alunos. Antes disso, o sistema solicitará a atualização dos dados da escola.

A partir daí, basta digitar o nome do aluno e atualizar os dados pessoais como nível de ensino (séries) e o período em que irá frequentar as aulas (matutino, vespertino ou noturno). Após este processo de atualização nas instituições de ensino, ainda são necessárias 72h para que essas informações cheguem ao ônibus.

Volta às aulas

No último dia letivo de 2011, ao validar o cartão estudantil na escola os alunos receberam um crédito para retornar à residência e um crédito para ir à escola no primeiro dia de aula do ano letivo de 2012. Caso o aluno tenha utilizado seu crédito indevidamente, o mesmo terá de pagar a passagem.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU) reforça a necessidade de manter rigor nas providências para inibir o desperdício e o uso indevido do passe-livre. Para que este benefício não seja ameaçado por má gestão, estão sendo conclamados os diretores, coordenadores e secretários de escolas a adotarem providências no sentido de impedir a utilização do benefício por pessoas alheias à discência.

Estreia

Para os alunos que nunca foram usuários do passe livre é preciso imprimir e preencher o formulário disponível no site da MTU www.amtu.com.br, e levá-lo à escola para obter a assinatura e carimbo do diretor.

Com os documentos exigidos (citados abaixo) e o formulário, o aluno deve procurar a agência da MTU na Rua Joaquim Murtinho (Centro) para o primeiro cadastro. No prazo de sete dias, o cartão do passe livre já estará disponível ao estudante na agência central.

Móvel

Neste ano a MTU tem uma novidade, 10 instituições de ensino irão receber o MTU-Móvel que estará cadastrando alunos na própria escola de 16 de janeiro a 28 de janeiro, como descrito na tabela a seguir:

Escolas                                                Data do Projeto

Liceu Cuiabano                            16 e 17/01

Presidente Médice                        18 e 19/01

André Avelino                              20 e 23/01

UNIRONDON                                02 e 03/02

UNIVAG                                       06 e 07/02

Dione Augusta                             08 e 09/02

UNIC                                          10 e 13/02

ICE                                            14 e 15/02

UFMT                                          27 e 28/02


Documentos necessários para cadastro do Passe Livre (alunos que não tem cadastro)

- Cópia de RG
- Cópia do CPF ou Certidão de Nascimento
- Comprovante de Residência (conta de energia, água),
- Formulário assinado pelo diretor da escola

Informações para alunos e diretores:
0800- 646-2544 e 3313 -7600