/

09 de Setembro de 2013 09h03

Artigo - SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO

09/09/2013

Thiago França é secretário-adjunto de Trânsito e T

Na próxima semana comemoraremos a “Semana Nacional do Trânsito”, cujo tema eleito pelo Departamento Nacional de Trânsito é: “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011 –2020 – Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito – Efeitos, responsabilidades e escolhas”.

O assunto é tão delicado que passou a ser tratada como um problema de saúde pública que, se não for combatido, pode afetar o desenvolvimento sustentável de muitos países, e em alguns casos, comprometendo, inclusive, o Produto Interno Bruto.

Os números são assustadores: cerca de 1,3 milhão de vítimas fatais a cada ano no mundo ou 149 por hora.  Mato Grosso foi apontado na Conferência Rio+20, com base em dados do IBGE, como Estado líder em número de mortes masculinas, com índice de 58,2 óbitos para cada grupo de 100 mil habitantes, e o terceiro no ranking feminino, com índice de 12,8 mortes.

Segundo o Mapa da Violência 2012, Mato Grosso ainda foi destacado pelo Instituto Sangari, como o terceiro Estado do país com maior índice de óbitos no trânsito envolvendo crianças e adolescentes com idades entre 0 a 19 anos.

Os principais “assassinos” são fáceis de identificar: vias mal projetadas que não separam pedestres e veículos; bebida e direção; dirigir falando ao celular; a falta do uso de cinto de segurança e de capacetes; excesso de velocidade; a falta do uso de cadeirinhas para as crianças; entre outras irregularidades.

Não podemos deixar de considerar que um programa sério de segurança no trânsito passa, evidentemente, pela melhoria na formação dos condutores, na mudança de comportamentos e de atitudes dos mesmos, e acima de tudo no comprometimento do Poder Público encarando o trânsito como problema sério a ser resolvido.

Nesse sentido, é inegável o esforço que a Prefeitura de Cuiabá vem realizando com a abertura, asfalto e recapeamento de vias, através do Programa Novos Caminhos, a implantação de novas sinalizações verticais, horizontais, semafóricas, a presença dos agentes de trânsito rebocando veículos estacionados irregularmente, organizando e disciplinando esse momento conturbado que passa a nossa Capital, o retorno da fiscalização eletrônica, além de diversas palestras nas escolas e campanhas educativas, tudo com o intuito de tornar este espaço público mais democrático e igualitário.

No decorrer da Semana Nacional de Trânsito, iremos interiorizar através do Projeto pedagógico “Cidade Mirim” conceitos fundamentais de cidadania e trânsito para as crianças, e dessa maneira, transmitir valores essenciais à preservação da vida.

Projetos como estes nada mais são do que estratégias de mobilização e civilização, cujo objetivo visa mudar o comportamento das pessoas, e acima de tudo, reduzir os acidentes de trânsito.