19 de Julho de 2013 14h20

Artigo - Motocicleta: a grande vilã dos acidentes de trânsito

19/07/2013

Thiago França é Secretário-Adjunto de Trânsito e T

Atualmente os acidentes de trânsito constituem um sério problema de saúde pública em virtude de serem acompanhados por elevado índice de mortalidade. Esse tipo de acidente encontra-se entre as causas externas de maior incidência, com elevado percentual de interna­ção, além de altos custos hospitalares, perdas materiais, despesas previdenciárias e grande sofrimento para as víti­mas e seus familiares.

A cada ano, mais de 40 mil pessoas são mortas e cerca de 400 mil são feridas ou tornam-se inválidas em ocorrência de trânsito. No Brasil, os índices de fatalidade na circulação viária constituem uma das principais cau­sas de morte prematura da população economicamente ativa.

A preocupação maior é com quem anda sobre duas rodas. Os acidentes envolvendo motocicletas são crescentes em todas as regiões, em decorrência do aumento da frota e das facilidades no financiamento destes veículos.

Segundo o portal Mobilize Brasil, nos últimos seis anos, o número de motos aumentou 127,8% em Cuiabá. E em nível de Brasil, os números são assustadores, mais de 15 milhões de motocicletas, conforme apontam as estatísticas do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito).

Atrelados ao crescimento desenfreado da frota estão as atitudes incompatíveis dos condutores sob a perspectiva de construção de um trânsito seguro. Trafegar em ziguezague ou em excesso de velocidade, transitar sem roupas apropriadas, sem o capacete de segurança, mudar repentinamente de faixa de trânsito, efetuar manobras arriscadas ou ultrapassar veículos sem os cuidados indispensáveis, contribuem para formação de um conjunto de irregularidades e desafios ao perigo, levando o Brasil a ser classificado com a 2ª maior taxa de mortalidade em acidentes com motos no mundo, segundo o Mapa da Violência 2012, feito pelo Instituto Sangari.

São 7,1 óbitos para cada grupo de 100 mil habitantes. Nos últimos 15 anos a taxa de mortalidade sobre duas rodas aumentou 846,5%. E na nossa Capital, a realidade também não é diferente. Segundo o Pronto-Socorro Municipal, as motocicletas estão em 1º lugar nos atendimentos em razão da violência no trânsito. Apenas no 1º semestre deste ano, já foram registrados 338 acidentes envolvendo motocicletas, conforme dados do CIOSP.

Diante desta triste realidade, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos, sabedora de suas responsabilidades institucionais e conscientes da importância de melhorar a segurança dos motociclistas, em parceria com os órgãos integrantes do Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito de Cuiabá, realizará no dia 27 do presente mês, na Praça Cultural do CPA II, o “Circuito Educativo Motociclista Vivo”, com o objetivo de desenvolver uma série de ações de conscientização.

O problema do trânsito não está próximo do fim, mas depende da soma de esforços de cada um de nós. E nosso papel, enquanto, poder público é mobilizar a sociedade, através de ações educativas e culturais como estas, para promover a preservação e valorização da vida. Afinal, educar para o trânsito, é educar para a vida!