Mobilidade Urbana /

10 de Agosto de 2012 10h36

Agentes de Trânsito e Transporte fazem curso de pilotagem defensiva

10/08/2012

Cléverson Brandão e Marcio Guimarães - 3315-4229


Os novos agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos de Cuiabá (SMTU) farão neste sábado (11-08) curso de pilotagem defensiva para motocicletas, disponibilizado por um representante concessionário de motocicletas que atua na capital. Ao todo, 40 agentes serão capacitados e o curso será ministrado nas dependências da empresa Moto Raça, na Avenida da FEB, em Várzea Grande, no campo de provas com aulas práticas, e nas avenidas da capital.
 

O curso visa formar pilotos conscientes e ativos através da transferência de conhecimento sobre o funcionamento, controle, manutenção e pilotagem de motocicleta, sem abrir mão da segurança dos munícipes e dos Agentes de Trânsito. O facilitador do curso será o instrutor de pilotagem formado pela Honda, João Marcelo Ruiz. 

Cuiabá possui um trânsito classificado como “difícil”, em grande parte fruto da produção industrial de automotores, que segue em expansão. Reflexo disso é um imenso volume de veículos em circulação que, em muitos horários, saturam as vias. Além disso, obras de mobilidade urbana estão em andamento na capital e também têm contribuído para que o trânsito fique pesado. 

Carga horária e assuntos abordados 

O curso tem carga horária de oito horas, divididas entre teoria e prática. No período matutino, das 08h00 às 12h00, os agentes serão capacitados sobre o funcionamento da motocicleta, manutenção preventiva e também para reconhecer problemas externos e internos.  Deste modo, as viaturas estarão sempre em bom funcionamento para atender a população. 

No período vespertino, das 14h00 às 18h00, o curso será focado na prática, com técnicas de postura do agente na condução da motocicleta, comandos da moto, orientando a melhor maneira de realizar uma curva e, também, será educado o olhar do agente, que devem se antecipar aos problemas, em especial os mais comuns no dia a dia, desenvolvendo uma postura de condutor alerta diante de sinais no trânsito que passariam despercebidos a um piloto despreparado.