Mobilidade Urbana /

07 de Outubro de 2011 16h45

Agentes de Trânsito de Cuiabá auxiliam passeios ciclísticos neste final de semana

07/10/2011

Marcio Guimarães – SMTU (65) 3315-4229/8414-4500

  

A Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano de Cuiabá (SMTU) fará o apoio operacional do 6º Passeio Ciclístico do Super Mercado Comper. O evento será realizado no domingo, dia 09. O passeio, com expectativa de 1.000 participantes, sairá às 09:00 da loja da Av. Historiador Rubens de Mendonça com chegada prevista para às 11:30 na loja da  Av. Miguel Sutil.

O passeio, que já está na sua sexta edição faz parte do programa “Viver Saúde”, um projeto de responsabilidade social da rede e tem o objetivo levar hábitos saudáveis à sociedade.

A SMTU irá disponibilizar batedores para acompanhar os ciclistas, alertando os motoristas que trafegam nas vias onde o evento passará, além de uma viatura, que dará apoio aos batedores. Além dos Agentes de Trânsito, a Polícia Militar também estará presente ao longo do passeio.

Outros três passeios ciclísticos realizados neste final de semana terão o apoio da SMTU e da Polícia Militar. Um deles é o Passeio Ciclístico no dia do Makenzie Voluntário, no sábado (08-10), das 08:00 às 10:00 no bairro Alvorada.  Saída no novo templo da Igreja Presbiteriana de Cuiabá (em frente ao Ginásio Verdinho na Av. Historiador Rubens de Mendonça – CPA) com destino à AACC, na Rua do Caju, 329, bairro Alvorada.

No feriado do dia 12 de Outubro (Dia de Nossa Senhora Aparecida) ocorrerá o 2º Passeio Ciclístico da Paróquia Nossa Senhora da Guia – Coxipó, nos bairros Jardim das Palmeiras, Parque Ohara e Chácara dos Pinheiros e também, o Passeio Ciclístico pela “Paz no Trânsito”, realizado pelo Colégio e Curso Aptus, no bairro Morada da Serra.

 

Bicicleta: Poupa tempo e dinheiro

Já pensou em utilizar a bicicleta para as suas deslocações urbanas (à semelhança do que já acontece em muitas cidades européias)?

Além de ser um exercício saudável, permite uma poupança significativa, já que é o meio de transporte mais econômico, principalmente em comparação ao automóvel.

Entre as suas vantagens, destacam-se:

  • O custo de uma boa bicicleta é 30 vezes inferior ao de um carro médio.
  • A bicicleta minimiza a parte do orçamento familiar dedicado ao carro.
  • A utilização deste meio de transporte permite fugir aos engarrafamentos e reduz o tempo das deslocações.
  • Promove um bom estado de saúde e pessoas que andam de bicicleta regularmente poupam muitas visitas ao médico
  • A bicicleta é um veículo de locomoção que não polui o meio ambiente