/

30 de Setembro de 2013 11h10

Trabalho de educação ambiental desenvolvido no Horto Florestal é referência

30/09/2013

Renata Neves

O trabalho de educação ambiental desenvolvido no Horto Florestal de Cuiabá é referência em Mato Grosso. Educadores e estudantes de diversas cidades têm visitado o local em busca dos conhecimentos ofertados pelos monitores e técnicos, utilizando-o como laboratório para estudos e pesquisas.

Na semana passada, o Horto Florestal Tote Garcia recebeu visitantes de Barão de Melgaço e Tangará da Serra. Desde o início do ano, também passaram pelo local representantes de Jaciara, Juscimeira, Nova Brasilândia, Nobres, Sinop, Várzea Grande, entre outras cidades.

Somente no mês de setembro, quase 7 mil estudantes visitaram a unidade.

Segundo a gerente da unidade de conservação do Horto Florestal, Zilda Helena da Silva, o diferencial é a qualidade do trabalho realizado.

“Os visitantes vêm em busca de conhecimento aprofundado em educação ambiental e conhecimentos específicos em fauna e flora. Essas informações são repassadas aos alunos e acadêmicos por nossos monitores, que são devidamente capacitados para a função”, diz.

Os projetos de educação ambiental desenvolvidos no Horto visam a formação de multiplicadores do conhecimento, tendo como público-beneficiário professores, alunos de escolas de ensino fundamental e ensino médio, universitários, técnicos de prefeituras municipais, turistas e a população em geral.

Entre as atividades desenvolvidas, destacam-se a realização de oficinas, minicursos, noções gerais de botânica, palestras em eventos comemorativos, vídeos e trilhas ecológicas.

Para o secretário de Meio Ambiente de Cuiabá, Antonio Carlos Maximo, o trabalho desenvolvido na unidade enriquece o conteúdo repassado pelos professores em sala de aula.

“Os professores trabalham a educação ambiental nas escolas de forma transversal nas matérias e o trabalho realizado no Horto Florestal complementa esse conteúdo, envolvendo a criança de forma prática com a realidade da natureza”, ressalta.

O secretário afirma ainda que o local passará por uma revitalização, o que irá garantir o fortalecimento dos projetos desenvolvidos atualmente.

O Horto Florestal possui 18 trilhas ecológicas, totalizando 4.500 metros de extensão. Nelas, estão presentes mais de 100 espécies de plantas, incluindo nativas (Cerrado e Cerradão) e exóticas (Bioma Amazônico, Mata Atlântica e Pantanal).

Devido ao clima ameno e à riqueza de sua flora, o Horto Florestal representa um excelente refúgio para fauna silvestre. No local, há uma grande variedade de pássaros e répteis, além de outras espécies de animais.