Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

06 de Julho de 2011 08h00

SUGESTÃO DE PAUTA

06/07/2011

Ângela Jordão/PMC

Prefeitura de Cuiabá lança Projeto Quadrante edição 2011 

A Prefeitura de Cuiabá  lança oficialmente, no dia 07 de julho (quinta-feira), o Projeto Quadrante 2011. Iniciada em 2002, o Quadrante visa reduzir os índices de focos de incêndio no período da estiagem (julho a outubro), quando são inúmeras as ocorrências de queimadas urbanas. “É neste período que são lançadas na atmosfera grandes quantidades de gases tóxicos, que provocam males respiratórios principalmente em idosos e crianças e, em médio prazo, que contribuem para o aquecimento global - o chamado efeito estufa”, explica o secretário de Meio Ambiente de Cuiabá,  Lécio Victor Monteiro da Silva Costa. 

Este ano, o Governo do Estado estipulou o período de proibição das queimadas entre 01 de julho e 15 de outubro. Quem for pego provocando queimadas, poderá levar uma pesada multa. Nas áreas rurais, a fiscalização fica a cargo do Ibama e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA). Já na zona urbana de Cuiabá, a fiscalização é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários (SMAAF).  

Irão atuar no Quadrante, 50 Brigadistas que receberam treinamento do Corpo de Bombeiros e de técnicos do Ibama. Para que o município atinja o índice de redução de focos de incêndio de 65% em relação a 2010, a Prefeitura de Cuiabá, além da contratação dos brigadistas, adquiriu uma série de equipamentos para auxiliar no combate as queimadas. Também foram alugados dois caminhões pipa e quatro caminhonetes, com tanque reservatório para dois mil litros de água.  

O lançamento do Quadrante será as 09 horas, na sede da Diretoria de Meio Ambiente e Fiscalização da SMAAF.  
 

ASSUNTO: Lançamento do Projeto Quadrante

DATA: 07/07/2011 – Quinta-feira

HORÁRIO: 09:00 horas

LOCAL: Diretoria de Meio Ambiente e Fiscalização da SMAAF (Rua Erico Preza N. 1101 – Jardim Itália – em frente ao Condomínio Alphaville) 



Atualizada às 08 hs.