Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

10 de Agosto de 2010 08h00

Smades realiza Audiências Públicas para prevenir queimadas urbanas

10/08/2010

Fabiola Gomes-Assessoria- Smades

O aumento dos focos de incêndio em Cuiabá, que ocorrem principalmente entre os meses de julho a outubro, é a principal razão que levou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano – Smades a programar a realização de quatro Audiências Públicas com vistas à mobilizar a sociedade e o poder público para a necessidade de adotar medidas preventivas. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Archimedes Pereira Lima Neto, as equipes de fiscalização da Smades estão atentas às denúncias de terrenos baldios onde podem ocorrer queimadas urbanas.

O secretário alerta a população para ficar atenta à ocorrência de incêndios, solicitando ainda que quando alguém detectar um deve entrar em contato imediatamente com o Corpo de Bombeiros Militar, pelo número 193 ou  pelo disk-Denúncia da Smades (que atende no horário comercial) através do 3645-6110, e relatar o endereço da ocorrência. “Evitar queimadas é um trabalho conjunto que envolve a participação de todos. Os profissionais da Secretaria fiscalizam e, quando for necessário, aplicam a multa. No caso de ser pego em flagrante o infrator é preso”, disse ele.

Para o coordenador de Gerenciamento Urbano da Smades, José Maria Assunção, o correto é que as folhas dos quintais sejam colocadas em sacos apropriados  para serem retirados pelos caminhões de coleta de lixo. “Todo proprietário de imóvel deve preservar a limpeza do seu lote, e isso não quer dizer amontoar o lixo, pois isso acaba por gerar material de fácil combustão. O correto é carpir e gradear a área”, avisou.  

Programação das Audiências :

(11-08) Regional Oeste 

Horário: 18:30 

Local: Rua Juscelino Kubitscheck, 499.  Bairro: Santa Helena

( No antigo Centro Comunitário do B. Santa Helena). 

(12-08) Regional Leste

Horário: 18h30

Local: Centro Comunitário do Bairro Planalto, Rua: Neblina sn°. ( Próximo  a Drogaria América)  

(17-08)- Regional Sul

Horário: 18h30

Local: Na União Coxipoense das Associações de Moradores de Bairros – UCAM,                 Rua: Pau Brasil, n°: 23 ao lado do Correio. Bairro: Coxipó da Ponte.       

(19-08) Regional Norte

Horário: 18h30

Local: Rua Acri, Sn°. Ao lado da escola Benedito de Carvalho, no Centro Comunitário do CPA2.