Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

19 de Janeiro de 2011 16h32

Smades intensifica fiscalização na av. Getúlio Vargas após denúncias

19/01/2011

Fabiola Gomes-Assessoria-Smades

A fiscalização ambiental das atividades poluidoras em Cuiabá foi intensificada na av. Getúlio Vargas, depois de reclamações dos moradores daquela avenida, que dizem não agüentar mais a poluição sonora que se tornou uma rotina no local. Com o Núcleo de regime de plantão de quarta-feira à domingo, a fiscalização da Smades agora é permanente nestes dias naquela avenida.

O Coordenador da Poluição Sonora, Ademir Gomes de Moura, disse que vários veículos estacionam durante o dia e também à noite na avenida, abrem a tampa traseira, ligam equipamentos de som de alta potência, aumentam o volume e permanecem bebendo e dançando no local. “Após várias denúncias, decidimos levar ao local os equipamentos necessários para aferir o som dos carros. Caso o infrator descumpra o Código Ambiental, nós o encaminharemos ao Juizado Volante Ambiental, juntamente com a Polícia Militar”.    

 Poluição Sonora

 

A divisão técnica de fiscalização da poluição sonora visa orientar os estabelecimentos de lazer (bares e lanchonetes), e a população para adequar suas casas e veículos com equipamento necessário para se adaptarem aos níveis de ruídos e vibração fixados na legislação Federal e Municipal.   

 

Como é feita a Medição?

 

Os técnicos que participam da ação de fiscalização utilizam um aparelho chamado Decibelímetro, que mede o nível de ruído produzido pelo estabelecimento. A medição é feita dentro dos padrões da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Caso o ruído ultrapasse os índices permitidos pelo zoneamento urbano, onde se localiza o estabelecimento e de acordo com o horário da ocorrência, o local será multado, interditado ou lacrado.  

 

Como Denunciar?  

 

As denuncias devem ser feitas para (65) 9982-3210- ou

Disk- Silêncio (65) 3645-6110.  

Mais Informações:
3645-6101