Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

03 de Março de 2011 10h00

SMAAF realiza evento em comemoração ao "Dia Mundial da Água"

03/03/2011

Fabiola Gomes-Assessoria- SMAAF

Muito se fala sobre o uso consciente da água, mas quantas pessoas realmente aplicam esse conceito ao seu dia-a-dia? Para implantar essa cultura nas novas gerações, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários (Smaaf) realiza no próximo dia (22-03), a partir das 8h, na Lagoa Encantada no CPA III, um evento em comemoração ao Dia Mundial da Água, envolvendo alunos e corpo docente das escolas públicas municipais.

As escolas de ensino fundamental Octayde de Jorge da Silva, Tenente Octacílio da Cruz, Emeb. Dr. Fábio F. Leite e professores vão participar  durante todo o dia 22 de atividades educativas e conscientização sobre o uso da água. “É importante trabalhar com as crianças e adolescentes, porque elas atuam como multiplicadores dentro de suas casas. Sem contar que elas são os adultos do futuro, e é muito mais fácil educá-las agora”, ressalta o educador ambiental da SMAAF, Abel Nascimento.

O evento está sendo realizado em parceria com a Companhia de Saneamento da Capital (SANECAP), e a Lagoa do CPA II, será palco de todas as atividades, por meio do Centro de Referencia de Reuso da Água – CRRA. Dentro da programação, está prevista a realização de uma gincana para premiar a escola que mais arrecadar óleo de cozinha para fins de reciclagem. A escola vencedora trocará o produto que arrecadou por tintas da empresa Maxvinil, a serem usadas na pintura do colégio. 

Na opinião do Secretário Municipal de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários, Lécio Victor Monteiro da Silva Costa, as crescentes necessidades de água, a limitação dos recursos hídricos, os conflitos entre alguns usos e os prejuízos causados pelo excesso de água exigem, cada vez mais, um planejamento bem elaborado pelos órgãos governamentais, estaduais e municipais, visando técnicas de melhor aproveitamento dos recursos hídricos.

Ele ressalta que além das responsabilidades públicas, cada cidadão tem o direito de usufruir da água, mas tem o dever de preservá-la, utilizando-a de maneira consciente, sem desperdícios, dando-lhe o valor devido.

Para proporcionar um momento de discussão a respeito da temática, os temas  das palestras  nas trilhas da Lagoa Encantada,  serão  voltados  a preservação, reuso e reutilização da água. Os temas reciclagem e arborização também serão abordados com gincanas educativas, plantio e doação de mudas.   “Toda a comunidade está convidada a participar desse momento de discussão em que podem ser pensadas estratégias para melhor utilização da água e minimização do desperdício”.  

Programação Dia Mundial da Água:

22 de Março - Dia Mundial da Água 

 

08:30 às 09:00

Abertura com o Grupo Seminina / Grupo de Flautas

Solenidade com as autoridades presentes

* Prefeito de Cuiabá, Francisco Bello Galindo Filho

* Secretário de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários, Lécio Victor Monteiro da Silva Costa.

* Professora, Eliana Rondon

* Presidente da SANECAP, Antônio Carlos Ventura Ribeiro

09:00 às 11:00

Trilhas Educativas

Reuso da água

Destinação de Resíduos Sólidos

Nossa Cidade

Viveiro

 

Oficinas

Criação de hortas com uso de material reciclável

 

Plantio

Plantio de 1.000 mudas

 

Filme Educativo 

11:00

Encerramento

 

14:00 às 14:30

Apresentação com o Grupo Seminina / Grupo de Flautas

14:30 às 16:30

Trilhas Educativas

Reuso da água

Destinação de Resíduos Sólidos

Nossa Cidade

Viveiro

 

Oficinas

Criação de hortas com uso de material reciclável

 

Plantio

Plantio de 1.000 mudas

 

Filme Educativo 

16:30 as 17:00

Gincana para premiação da escola que mais arrecadou óleo de cozinha utilizado, para fins de reciclagem

16:30

Encerramento

 Mais Informações:
8452-2684 ou 3645-6101 Fabiola Gomes