Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

10 de Maio de 2011 17h04

Semana do Meio Ambiente 2011 discutirá o aquecimento global

10/05/2011

Fabiola Gomes/SMAAF

 

A Semana do Meio Ambiente tem sido comemorada com diversas atividades com a participação de alunos e escolas da rede pública e privada. Embora sejam ações pontuais válidas, é preciso mais que o envolvimento dos alunos em atividades como estas.  Portanto, as possibilidades de se construir uma educação ambiental crítica, que promova a reconstrução dos significados das relações sociais, reavaliando a ordem política e econômica instaurada, devem ser fortemente garantidas para se alcançar o tão esperado “esenvolvimento sustentável”.

Para isso, a Secretaria de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários promove a Semana do Meio Ambiente sobre o tema “Aquecimento Global, Mito ou Realidade?” Com a finalidade de envolver não só alunos, como toda classe universitária, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso e Mestrandos em Educação Ambiental.   

O evento será realizado entre os dias 30/05 à 06/06, no Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA, no Horto Florestal Tote Garcia e na Praça Alencastro. A programação é do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. O objetivo é estimular debates sobre a preservação do meio ambiente, entre estudantes, profissionais e ambientalistas. Nesta segunda-feira (09), foi realizada uma reunião, na antiga sede da Diretoria de Meio Ambiente, Bairro Jardim Itália, para discutir a programação do evento.

São parceiros, a Secretaria Municipal de Saúde – SMS, Secretaria Municipal de Educação – SME, Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Centro de Educação Ambiental – CEAM, CEJA Prof. Antônio Cesário Neto, Secretaria Municipal de Infraestrutura – SEMINFE, a Guarda Civil Municipal e a  EMPAER-MT.

Conforme o Secretário da pasta, Lécio Victor Monteiro da Silva Costa, a intenção é estimular, através da mobilização, a mudança de comportamento da comunidade. “A população tem prejudicado o meio ambiente e não tem consciência do que está sendo feito. Com as orientações de profissionais, que atuam diretamente na área de preservação, pretendemos alertar para estas ações. A SMAAF tem trabalhado agora na construção do trabalho de  sensibilizar a população quanto ao tratamento preventivo com as  queimadas realizadas em terrenos baldios, que são os fatores que propiciam a disseminação de queimadas urbanas”.

Será realizado distribuição de mudas na Praça Alencastro no dia 30/05, exposição sobre o Combate a Dengue, distribuição de sacolinhas lixo-car, quatro seminários temáticos, mini cursos e atividades no Horto Florestal, com teatro, trilhas e palestras, além da entrega de certificados aos participantes após o evento.

Entre os principais palestrantes, o Professor de Climatologia UFMT, doutorando USP, Rodrigo Marques, com a palestra “Aquecimento Global: Mito ou Realidade,o Prof. Dr. HDR. Deucleciano Bittencourt Rosa, com a palestra, Impactos Ambientais e suas consequências para a sociedade moderna, e  a possibilidade da Promotoria de Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso, com o tema o papel do Ministério Público na Sociedade em relação ao Meio Ambiente.

 Programação

CRONOGRAMA DE AÇÕES

DATA

AÇÕES

LOCAL / DATA

30/05

Lançamento da Semana do Meio Ambiente com doação de 500 mudas de plantas para a população (EMPAER), exposição sobre prevenção da Dengue (FUNASA), exposição de animais sinantrópicos (SMS), exposição de animais taxidermizados (POLICIA AMBIENTAL), guarda municipal com sensibilização às queimadas e blitz educativa (distribuição de 1.000 lixo-car no semáforo) (SMS).

Praça Alencastro

Das 08h30 às 12hs

31/05

Inauguração das placas informativas de árvores no Horto. Placas doadas pela Agroamazônia.

Horto Florestal

09hs

02/06 e 03/06

Palestras (04) e minicursos (12) voltados para alunos de ensino médio e superior. Inscrições para as palestras e minicursos efetuadas através de formulário online e por telefone. Capacidade de 250 pessoas por palestra e 20 pessoas por minicurso.

CEJA Cesário Neto

Das 08h30 às 11hs e das 14h30 às 17hs

06/06

Atividades voltadas à alunos, como pintura facial, teatro, trilhas e palestra. Palestra ministrada pela Agroamazônia. Doação de projetor de mídia pela Agroamazônia.

Horto Florestal

Das 08hs às 11hs e das 14hs às 17hs


Mais Informações: 3645-6101 ou Fabiola Gomes 8452-2684