Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

21 de Setembro de 2013 08h40

Semana da árvore é encerrada com programação no Horto Florestal

21/09/2013

Rosane Brandão

A programação da II Semana da Árvore – Árvore Minha Amiga encerrou nesta sexta-feira (20) com várias atividades no Horto Florestal de Cuiabá.

Pelo menos 400 alunos de 10 escolas da rede municipal participaram do evento, que contou com apresentações culturais, gincanas, oficinas, exposição de livros e trilhas.

O secretário-adjunto de Meio Ambiente, Zidiel Coutinho Junior, destacou a importância da árvore para a sobrevivência do ser humano. “Árvore é vida e precisamos ensinar isso para nossas crianças, pois são elas que vão cuidar do nosso planeta”.

Ele lembrou que Cuiabá, conhecida como a cidade verde, há alguns anos vem perdendo esse posto, no entanto uma força-tarefa entre várias secretarias municipais está sendo feita pra devolver esse título à Capital. 

“Estamos trabalhando para reconstruir a cidade verde, incentivando o plantio de árvores, distribuindo mudas e ensinando as crianças sobre a preservação do meio ambiente”.

Na mesma data em que se comemora o Dia da Árvore (21 de setembro) também é comemorado o aniversário do Horto Florestal Tote Garcia.

O diretor de resíduos sólidos da Secretaria de Serviços Urbanos, Abel Nascimento, falou da gestão compartilhada das secretarias de Meio Ambiente, Serviços Urbanos e Saúde, que desenvolvem trabalhos no Horto Florestal de Cuiabá.

“Aqui é feito o plantio de mudas para arborização urbana e paisagismo, produção de plantas medicinais do programa Fitoterápico Fitoviva e desenvolvido também a educação ambiental”.

Representando a Secretaria Municipal de Educação, o professor Sérgio Luiz Zanelato, falou da importância do trabalho realizado pelas escolas para incentivar os alunos a preservar o meio ambiente. “É importante destacar que o meio ambiente é a extensão da nossa casa e é preciso cuidar dele da mesma forma que cuidamos do nosso lar. E os nossos alunos estão aprendendo e tendo consciência disso”.

A programação foi encerrada com apresentações culturais realizadas por alunos das escolas municipais Ambrósio Pommot; Henrique da Silva Prado; Agostinho Figueiredo; José Luiz Borges Garcia; e Marechal Cândido Rondon.

Premiação – também foi entregue durante a cerimônia de encerramento a premiação para as escolas que elaboraram trabalhos sobre o tema. Os trabalhos foram divididos nas categorias de literatura (contos, poesias de cordel, histórias em quadrinho), artes visuais (pintura, desenho e fotomontagem) e composição (música e paródia).

O aluno Fabrício Henrique Silva de Oliveira, da escola Marechal Cândido Rondon, foi premiado com uma bicicleta pelo primeiro lugar na categoria música e paródia.

Também premiada com uma bicicleta, a escola Maria Ambrósio Pommot venceu a categoria fotomontagem.

Na categoria poesia o vencedor foi o aluno Matheus Cunha, da escola José Luiz de Borges Garcia. Ele ganhou uma mochila  com material escolar. As três escolas também foram premiadas com materiais de esportes.

Durante o evento foi realizada ainda uma gincana de perguntas e respostas com os alunos presentes. Quem acertou a resposta levou para casa uma mochila com material escolar.

Durante toda a semana (de 16 ao dia 19) foram realizadas nas escolas palestras sobre educação e sustentabilidade, tendo como foco a importância da árvore para o meio ambiente.

A 2ª Semana da Árvore – Árvore Minha Amiga foi realizada em parceria entre as secretarias municipais de Meio Ambiente, Educação, Serviços Urbanos, e contou com apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte urbano e do Batalhão da Policia Ambiental (CEA).

Confira aqui as fotos do evento.