/

19 de Janeiro de 2011 15h36

Secretário pede apoio à população para manter a cidade limpa

19/01/2011

Fabiola Gomes-Assessoria- Smades

Em Cuiabá há diversos terrenos baldios e vias públicas que acabam servindo de depósito de lixo e causando transtornos de toda ordem.  O descarte irregular desencadeia vários problemas ambientais, sendo o principal deles o risco à saúde da população que vive próximo aos locais onde são deixados esses volumosos.  Afinal, nesses pontos não são deixados apenas móveis e restos de podas de árvores, mas as pessoas acabam deixando também o lixo orgânico, gerando a proliferação de ratos, baratas e do mosquito transmissor de doenças.

Atenta ao problema, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano – Smades, em parceria  com a Secretaria de Infra- Estrutura – Sinfra, atua com ênfase na fiscalização e limpeza das áreas urbanas e podas de árvores, muitas vezes sem retorno por parte da população.

Para o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Lécio Victor Monteiro da Silva Costa, a cidade precisa do fortalecimento da cidadania com a conscientização por parte dos moradores.  No bairro Araés, nas proximidades da Todimo Home Center, há menos de três semanas a Prefeitura executou o trabalho de remoção do lixo e entulho utilizando tratores, caminhões e homens. Entretanto, pouco tempo depois pode-se ver  muito lixo jogado recentemente no local.                

“O trabalho de fiscalização obedece um cronograma que vem sendo realizado semanalmente nos terrenos baldios e logradouros da cidade. A partir desta  semana estamos  em parceria  com a Vigilância Sanitária  para  a atender   as quatros regionais contra o mosquito transmissor da dengue” disse o secretário.  “Temos uma meta que é manter a cidade mais limpa e organizada, permitindo mais conforto e ambientes saudáveis com a ajuda da população”, explica o Secretário Adjunto da SMADES, Anildo Aparecido de Arruda.

Para solicitar os serviços de podas de árvores o munícipe pode entrar em contato com o Departamento de Parque e Jardins - DPJ pelo telefone 3313- 3157, localizado no Bairro Coxipó da Ponte,  nos fundos  do Horto Florestal,  e pegar  a autorização para a poda.  Já em casos de serviços para o corte de  árvore o munícipe deve se dirigir à Secretaria de Infra – Estrutura – Seminfe, localizada na av. Carmindo de Campos, em frente ao Parque de Exposição, ou  pelo telefone 3313-3050 ou 3313-3052.   

Mais Informações: Gabinete- 3645-6101
DPJ – 3313-3157-SEMINFE- 3313-3050