Terça, 30 de novembro de 2010, 08h07
A- |  A+

Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano

Secretário orienta munícipe sobre gestão de resíduos sólidos na capital


Foto: Otmar de Oliveira

Clique para ampliar

A Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano vem implementando a gestão integrada de resíduos sólidos da construção civil e demolição (RCD), desde fevereiro de 2009, tendo por base a legislação federal específica, dispositivo básico para a comunidade cuiabana, de forma a informá-la e inseri-la neste processo. Para o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano da capital, Lécio Victor Monteiro Costa, a orientação ao munícipe é para os três segmentos do processo; geradores, transportadores e receptores de resíduos. 

 A responsabilidade pela gestão integrada dos RCDs é do Núcleo Permanente de Gestão, constituído pela Secretaria de Meio Ambiente (SMADES), Secretaria de Infra-Estrutura (SEMINFE) e pela Secretaria de Transportes Urbanos (SMTU), de onde partem as decisões para implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil concebido para Cuiabá.  

“A Secretaria de Meio Ambiente tem a responsabilidade pelas ações de Educação Ambiental no município, com atribuição de produzir informação e orientar a comunidade cuiabana para a adequada disposição e destinação destes resíduos, de forma a evitar a poluição do solo, da água e inseri-los no processo produtivo local, evitando a retirada de novos recursos naturais”, disse o secretário.

O Secretário Adjunto da Smades, Anildo Aparecido de Arruda, informou ainda     que é atribuição da SMADES, a expedição de Habite-se, e a fiscalização dos resíduos nas obras. E fica atribuído à Secretaria de Transportes Urbanos (SMTU) a fiscalização do transporte destes resíduos em seus trajetos da obra geradora até a  Área de Transbordo e Triagem (ATT),  localizada na Rodovia Manuel Pinheiro (atrás da fundação Bradesco).

“A SMADES tem cumprido seu papel enquanto orientadora da comunidade local, estimulando novos comportamentos da população no que se refere aos resíduos sólidos, principalmente na separação prévia de resíduos secos dos domiciliares a serem encaminhados ao Aterro Sanitário. A meta da Secretaria é diminuir o impacto expressivo nos custos dos serviços municipais prestados e na qualidade do ambiente urbano de nossa capital”, finalizou.

 

Mais Informações sobre Resíduos Sólidos
 – www.cuiaba.mt.gov.br/meio ambiente/resíduos sólidos
Informações: 3645-6101

Enviar Matéria Imprimir Voltar

Praça Alencastro, nº 158 - Centro

CEP: 78005-906

Telefone:(65) 3645-6263/6039 (Recepção)

© 2017 - Todos os direitos reservados - Prefeitura de Cuiabá