/

16 de Fevereiro de 2011 08h00

Secretaria disponibiliza endereços de pontos de coleta de material reciclável

16/02/2011

Fabiola Gomes-Assessoria- Smades

A grande preocupação da humanidade nos últimos anos tem sido preservar o meio ambiente através de mecanismos e idéias que buscam agregar desenvolvimento com responsabilidade ambiental. A reciclagem é o caminho para reduzir o impacto provocado pelo alto acúmulo de lixo. Dentro da visão de dar destinação correta a cada tipo de material, a Prefeitura criou o programa socioambiental de coleta seletiva compartilhada, que visa a geração de trabalho e renda e a redução dos impactos ambientais, através da reciclagem de materiais.Este serviço é realizado pelos trabalhadores das cooperativas de reciclagem que são parceiros da administração municipal.

Conforme a Técnica da Smades, Glória Barini Néspoli, o processo de coleta é feito de maneira compartilhada pelos recicladores que realizam um trabalho de porta em porta, junto as Cooperativas que recebem cada tipo de material. O Núcleo Permanente de Gestão de Resíduos Sólidos SMADES/SEMINFE e SMTU disponibiliza no site da Secretaria de Meio Ambiente (www.cuiaba.mt.gov.br / meio ambiente e Desenvolvimento Urbano- Resíduos Sólidos) pontos de entrega voluntária para o descarte de materiais que não devem ser jogados no lixo comum, como lâmpadas florescentes, lixo eletrônico, pneus, material reciclável e óleo de cozinha.

O Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Lécio Victor Monteiro da Silva Costa, ressaltou o caráter social dessa parceria. “Esse material que as cooperativas recebem não é lixo, é dinheiro e geração de renda. Várias pessoas se mantêm com o trabalho que realizam na Cooperativa de reciclagem. Espero que esta parceria possa ser ampliada em breve”, disse o secretário.

Além de gerar renda aos cooperados, a cooperativa tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da reciclagem e diminuir o acúmulo de resíduos sólidos
em Cuiabá. Alguns bairros como CPA, Doutor Fábio, Coophamil, e Industriário já são atendidos pelas cooperativas, porém os moradores precisam se cadastrar para ter os materiais recicláveis recolhidos, ou  fazer  a entrega voluntária . Quem aderir à iniciativa se compromete a separar papéis, plásticos, metais e outros materiais. O cadastramento deve ser feito diretamente na sede da cooperativa, endereços e telefones no site da Prefeitura de Cuiabá.