Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

29 de Março de 2012 14h51

Secretaria de Meio Ambiente de Cuiabá tem campanha contínua contra depósitos irregulares de resíduos

29/03/2012

Euziany Teodoro - SMAAF (65) 3645-6260


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários de Cuiabá (SMAAF) intensificou, após a autuação de duas empresas particulares de coleta de resíduos sólidos, nesta quinta-feira (29-03), a campanha contínua que faz contra a irregularidade do serviço.

O Diretor de Resíduos Sólidos da SMAAF, João Rodrigo Ezequiel, informou que o trabalho é difícil, pois raramente se consegue fazer um flagrante da irregularidade, como aconteceu esta semana. “Normalmente eles fazem esses depósitos à noite, o que dificulta o nosso trabalho”, explicou.

No entanto, apesar das dificuldades, há fiscais da Secretaria em todas as regiões da cidade, que fiscalizam os terrenos baldios (geralmente usados como depósito irregular), em motos e carros não identificados, já que o serviço deve ser feito de maneira sigilosa.

Algumas empresas, segundo o diretor, têm depositado os resíduos em terrenos de Várzea Grande e, por isso, o secretário Eldo Gattas se reuniu ontem (28-03) com o Secretário de Meio Ambiente da cidade vizinha, Celso de Souza Brandão. O trabalho de fiscalização também será intensificado em Várzea Grande.

 

Regularização

Para obter a autorização para o depósito de resíduos é necessário que a empresa tenha em mãos o Controle de Tráfego de Resíduos (CTR), retirado através de formulário que está disponível no site da Secretaria de Meio Ambiente.

Ao ser chamado para recolher os entulhos de uma obra, por exemplo, o CTR deve estar assinado pela empresa, pela prefeitura e pelo dono da construção. Caso contrário, a irregularidade pode resultar em autuação e multa.