Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

06 de Julho de 2011 09h03

Projeto Quadrante será lançado oficialmente nesta quinta-feira

06/07/2011

Rosane Brandão/PMC

O período entre os meses de julho e outubro é quando ocorre o maior índice de queimadas no perímetro urbano. A maioria dos focos das queimadas ocorre em terrenos baldios, que acumulam lixo e entulho. Para combater esses focos, a Prefeitura de Cuiabá, em parceria com o Estado, realiza todos os anos, nessa época, o projeto Quadrante. A edição deste ano será lançada oficialmente amanhã (07-07) às 9 horas, na diretoria de Meio Ambiente e Fiscalização da SMAAF, que fica no parque Tia Nair, bairro Jardim Itália, em frente ao Condomínio Alphaville.  

O projeto quadrante de combate às queimadas urbanas é coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários (SMAAF), por meio da Defesa Civil Municipal, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros Militar, Ministério Público, Delegacia de Meio Ambiente e Juizado Ambiental.  

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Cuiabá,  Lécio Victor Monteiro da Silva Costa, este ano os trabalhos dos brigadistas começaram no dia 15 de junho, e de lá até 30 de junho já foram atendidas 26 ocorrências. Segundo informações da Defesa Civil de Cuiabá, em 2010 foram registrados 1.800 focos de calor só na capital, sendo que, destes, 318 foram atendidos pelo projeto Quadrante. 

O secretário de Meio ambiente considera o trabalho do projeto Quadrante muito importante, porque além de ajudar no combate ostensivo às queimadas, evitando a degradação do solo, fauna e flora, também ameniza os efeitos nocivos à saúde, que prejudicam, principalmente, crianças e idosos. “Nesse período, por causa da fumaça que fica no ar, é grande o número de crianças que ficam com problemas respiratórios. E o gasto que o município e o estado têm somente com esses pacientes é muito grande”. 

Lécio Costa lembrou que vários municípios de Mato Grosso firmaram, no início do ano, um pacto para garantir a redução de até 65% das queimadas no estado, e Cuiabá foi o primeiro município a aderir a esse pacto. “Isso demonstra que estamos trabalhando firmes nessa questão e vamos penalizar quem não cumprir a lei”. 

Segundo o secretário, é importante destacar que as queimadas urbanas são proibidas o ano todo, e  constituem crime; quem for pego desrespeitando a lei poderá pagar multa de até R$ 6,9 mil. “Além disso, se o cidadão for pego em flagrante colocando fogo em área urbana, ele será preso. Esse foi um acordo feito com o comando da Polícia Militar, que também está trabalhando em parceria com a Prefeitura”. 

Por isso, segundo Lécio Costa, é importante que a população denuncie os casos de focos de queimadas urbanas, que pode ser feita pelo telefone 193, do Corpo de Bombeiro Militar, que encaminhará a ocorrência para atendimento do Quadrante. 

Quadrante - Iniciado em 2002, o projeto visa a reduzir os índices de focos de incêndio no período da estiagem (julho a outubro), quando são inúmeras as ocorrências de queimadas urbanas. “É neste período que são lançadas na atmosfera grandes quantidades de gases tóxicos, que contribuem para o aquecimento global - o chamado efeito estufa”, explica  Lécio Costa.  

Para trabalhar no projeto Quadrante foram treinados aproximadamente 50 homens no Curso Formação de Brigadistas, lecionado pelo Corpo de Bombeiros.  

Segundo o coordenador de Defesa Civil de Cuiabá, Eldo Orro, a equipe de trabalho manterá plantão em pontos específicos de Cuiabá, tendo a disposição um suporte de combate a incêndios, como caminhões pipa, carro bomba e outros equipamentos de uso específico contra queimadas. Eles terão à disposição também aeronaves cedidas pela Defesa Civil de Mato Grosso. 

Serão montadas seis brigadas, uma em cada sede do Corpo de Bombeiros - Verdão, CPA, Morro da Luz e Coxipó (parque Zé Bolo Flor) -, e nos Parques Tia Nair e Massairo Okamura.