Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

18 de Março de 2011 16h00

Professores da Universidade da Escócia visitam Sanecap

18/03/2011

Neila Barreto/Sanecap

 

 

O diretor técnico da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), engenheiro Jacírio Maia Roque recebeu hoje (18-03) às 08h, na sede da companhia, no bairro Carumbé, na capital as visitas dos professores Antônio A. R. Loris (University of Aberdeen), Julia Martin-Ortega (Macaulay Land Use Institute), Klaus Glenk (Scottish Agricultural Collele – SAC), Nely Assunção (coordenadora do Centro de Referência do Reuso da Água (CRRA), representando a professora Eliana Rondon Lima, da (Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, com objetivo de conhecer os projetos técnicos da Sanecap em relação ao uso e preservação na bacia do rio Cuiabá.

“Nós três somos partes de um grupo de seis pessoas que vieram da Escócia. Eu sou professor dessa universidade, chama-se Aberdeen, que fica no norte da Escócia. O Klaus é professor e pesquisador de uma outra universidade agrícola na capital da Escócia (Edinbourgh) e a Julia, que é da Espanha, é pesquisadora de um outro centro, chamado Macaulay. Temos colegas de hidrologia, de biologia, de química.” Nossa parte desse estudo se dedica a entender como os diferentes grupos que vivem e usam a bacia percebem o valor do Rio Cuiabá e como esses diferentes grupos interagem”, citou Loris.

“Esta visita é uma intenção de esforços com pesquisadores daqui do Brasil, especialmente, da UFMT, em Mato Grosso, com foco no Pantanal mato-grossense. Desde 2007 temos conversas e discussões sobre o que pode ser feito, o que a gente poderia fazer pra somar esforços. Em 2008 conseguimos um pequeno recurso para projetos, fizemos dois encontros, um aqui em Cuiabá e outro lá na Escócia. Várias pessoas foram daqui para lá e desde então temos trocado experiências sobre metodologia, temos também alguns alunos trabalhando”, argumentou ele.

“A boa notícia é que agora no fim de 2010 um recurso bastante significativo foi aprovado nesse contexto dessa parceria. E desde dezembro, outros orçamentos foram aprovados. Temos agora uma carteira com quatro projetos, o que vai nos permitir avançar bastante, envolvendo alunos de graduação e pós-graduação”, anunciou.

“A bacia do Rio Cuiabá é nossa prioridade, por entender que ela tem uma série de processos que merecem ser destacados, preservados e estudados. Por exemplo, tem usina hidrelétrica, tem mineração, tem agricultura no planalto, e tem as cidades de Cuiabá e Várzea Grande. Então o Rio Cuiabá, em termos acadêmicos, é ótimo para se estudar. Com a aprovação desse novo projeto precisamos continuar os trabalhos na área socioeconômica do projeto e, por isso estamos aqui solicitando parceria da Sanecap na obtenção de dados técnicos”, salientou Loris.

“Nós entendemos que a Sanecap é um dos atores principais nesse processo, para dizer o óbvio, já que é a responsável pelo abastecimento e o tratamento de água e esgoto na região urbana de Cuiabá A gente queria entender um pouco como a Sanecap está vivendo nesse momento de investimentos e planejamento para o futuro e se seria possível o senhor nos fornecer algum contato, com engenheiros, economistas da empresa para que possamos aprofundar alguns detalhes”, concluiu Loris.

Maia Roque informou que os estudos técnicos, relatórios estão à disposição do grupo de estudo, uma vez que, sempre a Sanecap foi parceira da UFMT, citando, inclusive, o projeto do CRRA que vendo sendo implantado na Lagoa Encantada.

“Quanto à questão da água, para a Sanecap é um assunto no qual estamos avançando, já que é uma prioridade. Cuiabá ainda tem um déficit de água. Nós produzimos ainda 11% a menos do que nós precisaríamos e isso faz com que tenha um rodízio de abastecimento. Mais ou menos 50% da cidade têm água disponível 24 horas e o restante, mas já estamos trabalhando nesse sentido, com a implantação dos projetos de adequação de anéis e remodelação de ramais, cavaletes e hidrometração”, explicitou Roque.

Participaram também da reunião, os alunos de graduação do curso de geografia da UFMT, Ingrid Regina Santos e Cleberson Ribeiro de Jesus. A reunião tem continuidade hoje (18), às 15h, na sala da diretoria técnica com a participação de gerentes da área operacional da companhia.

 

Informação:
3645-9708