Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável / DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

05 de Junho de 2020 17h20

Preserve o seu Meio Ambiente!

05/06/2020

JUARES SAMANIEGO

Luiz Alves

Dia 05 de junho, dia do Meio Ambiente. Normalmente, nós da Secretaria de Meio a Ambiente e Desenvolvimento Urbano preparamos uma programação para comemorar a data, com palestras sobre educação ambiental, distribuição e plantio de mudas, dentre outras atividades. Mas não em 2020. Este ano, queremos deixar uma mensagem de reflexão, provocada pela realidade mundial em que vivemos:

O quanto você está fazendo pelo Meio Ambiente em que está inserido? Será que você pode fazer mais? Será que você pode preservar mais? Cuidar mais? Reciclar mais?

A pandemia colocou o modo de vida da sociedade mundial atual em questionamento. Será que a humanidade está fazendo o possível para viver em equilíbrio, respeitando o Meio Ambiente e outras formas de vida?

Precisamos nos adequar, repensar nossas atitudes.

Como secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, tenho observado de perto a transformação que este momento de combate ao novo Coronavírus tem provocado. E as transformações não são somente no comportamento humano, mas se refletem também no planejamento urbanístico da cidade.

Nossa equipe tem trabalhado diariamente, com dedicação máxima para orientar a população nesta transformação e também na adaptação dos espaços públicos. A nossa parte é pensar em como guiar Cuiabá para um planejamento mais equilibrado com o Meio Ambiente, mais sustentável, mais saudável. E o que depender da gente, vamos fazer!

Entretanto, precisamos da colaboração de todos na preservação dos espaços públicos, dos parques, das praças, das áreas de proteção ambiental, dos rios, córregos e nascentes. Precisamos da ajuda do povo cuiabano no direcionamento correto do lixo, dos entulhos. E mais do que tudo, precisamos que as normas de biossegurança e isolamento social sejam respeitadas. Só assim, poderemos pensar uma cidade mais igual, com mais qualidade de vida para todos. O futuro começa em cada uma das nossas ações agora.

Nos ajude a preservar a vida, preserve o seu Meio Ambiente!

Juares Samaniego, secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá.