Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

24 de Janeiro de 2013 18h53

Prefeitura discute novas tecnologias para destinação de resíduos sólidos

24/01/2013

Euziany Teodoro - (65) 3645-6054


O prefeito Mauro Mendes se reuniu hoje (24) com o Secretário de Estado de Meio Ambiente, José Lacerda, e com o promotor do Ministério Público Estadual, Carlos Eduardo Silva, para discutir novas tecnologias que deem uma solução de longo prazo para a destinação de resíduos sólidos na capital.
 

De acordo com o prefeito, a situação do atual aterro sanitário é precária e apenas medidas paliativas foram tomadas até agora. “Até agora só foram tomadas iniciativas de curto prazo. Nossa primeira ação para o aterro foi criar uma nova célula que vai durar até o fim do ano, mas agora estamos fazendo um estudo e em dois anos devemos ter uma solução definitiva”, afirmou. 

A viabilidade econômica para uma nova alternativa também será estudada. “Antes de tudo temos que analisar. O princípio é esse: pesquisar as alternativas e ver se tem viabilidade econômica para realizar. Em 60 dias esse estudo deve estar pronto”, disse. 

O promotor Carlos Eduardo elogiou a iniciativa da Prefeitura Municipal em buscar uma solução. “A partir do momento em que há uma pré-disposição para resolver esse problema do aterro, o Ministério Público vê com bons olhos e vamos monitorar a execução dos compromissos que vierem a ser firmados”. 

A Secretária de Meio Ambiente será parceira nas ações, segundo José Lacerda. “Estamos discutindo um estudo para encontrar a melhor solução. O importante é que há boa vontade e estamos nos colocando à disposição do que for necessário para uma definição”, afirmou.