Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

08 de Fevereiro de 2011 10h00

Prefeitura de Cuiabá promove reflorestamento de área de risco do Praeirinho

08/02/2011

Fabiola Gomes-Assessoria- Smades

O impasse em torno da retirada das famílias que moram em áreas de risco no bairro Praerinho acabou.  As 83 famílias que viviam em uma área de risco, já estão morando no residencial Novo Praeiro,  localizado duas  ruas  acima  das antigas casas. “Nesta terça-feira (08-02), estaremos colocando placas indicando o local como área de risco, APP (Área de Preservação Permanente) e iniciaremos um plantio as margens de todo córrego Barbado. O objetivo é fazer com que área não volte a ser apropriada”, pontuou o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de Cuiabá, Fábio Paulo Tonet.

Conforme o Secretário Ajunto da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Smades), Anildo Aparecido Arruda, alguns moradores tiveram provas de que o perigo é real.  Com o aumento das chuvas  a qualquer momento, as famílias corriam o risco de serem  soterradas.

 “A Prefeitura vem trabalhando em parceria com a Secretaria de Habitação e Assistente Social para atender todas essas  famílias  que se encontram nesta situação. A pedido do prefeito de Cuiabá,  será destinado 50% das moradias do programa “Minha Casa, Minha Vida”, construídas na capital, para pessoas que residam em áreas consideradas de risco (propícias a enchentes, alagamentos e deslizamentos)”, explica Anildo Aparecido Arruda. O programa Minha Casa Minha Vida é  desenvolvido em parceria com os governos Federal e Estadual.   

O Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Lécio Victor Monteiro da Silva Costa, que está bastante satisfeito pela conquista, afirmou a gestão segue o exemplo social, pois proporciona ao cidadão o pleno direito de exercer a cidadania com respeito e qualidade de vida. “Em Cuiabá, as pessoas são respeitadas pelo município que trabalha como um indutor de oportunidades por meio de uma administração participativa”, ressalta.

Vale ressaltar que o próximo passo agora é  fazer o reflorestamento do local. Serão plantadas, já nesta terça-feira, 100 mudas de árvores. O trabalho é realizado juntamente com Educadores Ambientais da Diretoria de Meio Ambiente- DMA, com o objetivo de fazer a desafetação  do córrego Barbado. 


Mais Informações:
3645-6101