/

12 de Dezembro de 2011 11h19

Prefeitura de Cuiabá e parceiros lançam 8ª edição do “Natal com Segurança”

12/12/2011

Viviane Moura - Secom Cuiabá: 3645-6054/ 8454-5236


A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários (SMAAF), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), Associação Comercial de Cuiabá e demais parceiros, lançaram a 8ª edição do projeto “Natal com Segurança”, na manhã desta segunda-feira (12-12), na Praça da República.

A partir de hoje, o policiamento será reforçado na área central de Cuiabá, com acréscimo de 70% no número de policiais militares nas principais vias comerciais do centro e nos bairros CPA, Parque Cuiabá e Pedra 90. Ao todo, 670 PMs vão circular pelo comércio, para garantir a segurança dos consumidores durante as compras de final de ano. A ação se estenderá até o dia 05 de janeiro de 2012.

A Polícia Civil também incrementa a segurança nas ruas da capital, com 72 policiais distribuídos em equipes volantes pela área comercial.

Parceiros

Participam da ação: SMDU, SMAAF, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Sindicato do Comércio de Tecidos, Confecções e Afins de Mato Grosso (SINTOTEC), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC).

De acordo com o secretário Municipal de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários (SMAAF), Eldo Gatass Orro, uma equipe permanente, composta por dez fiscais da Secretaria, vai percorrer o centro da capital. “Vamos atuar no combate as irregularidades, monitorar o trabalho dos camelôs, enfim, esse é o trabalho integrado promovido entre Estado, Município e empresariado, cada parceiro tem sua função”, declara ele.

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC), Jonas Alves Souza, é preciso haver a participação efetiva de todos para tornar o período maior de compras seguro. “O Comando Geral da PM oferece reforço do policiamento, os comerciantes serviço de qualidade, o governo do Estado injeta recursos por meio do 13º, a Prefeitura organiza as ações, e assim a população pode comprar com tranquilidade”, ressalta.

Segundo o Comandante Geral da PM, Coronel Farias, o mutirão de segurança, visa assegurar paz e segurança tanto ao comerciante quanto à sociedade. “Hoje estamos envidando esforço concentrado, porém, há 60 dias, a Polícia está mais atuante no centro, até mesmo os policiais que atuam na parte administrativa foram convocados para esta ação ostensiva”, destaca.

Conforme o secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, o projeto “Natal com Segurança” vem alcançando sua meta, pois houve redução no número de crimes nos sete anos de realização da ação. “Este é um evento que vem dando certo, pois o registro de roubos e furtos caiu quase 100% nos últimos anos. O período de festas, quando as pessoas recebem salário e 13º, aumenta a oportunidade para delitos. Este é o principal foco desta ação, impedir a criminalidade de agir”, descreve ele.

Durante o “Natal com Segurança”, policiais militares irão distribuir panfletos informativos ao comércio e população. O material contêm dicas de segurança nas compras, no transporte coletivo, nos bancos, orientações de trânsito e ao viajar.

Confira algumas dicas de segurança:

- Procure não ir às compras sozinho;

- Prefira pagar as contas com cartões ou cheques;

- Nunca mostre dinheiro em lugares públicos: bares, restaurantes, lojas, barracas de camelôs, entre outros locais;

- Dentro dos coletivos mantenha bolsa, carteira, pacotes ou sacolas em frente ao seu corpo;

- Carregue celular dentro da bolsa ou no bolso;

- Evite conversar com estranhos dentro ou fora do banco;

- Evite o álcool ou qualquer substância tóxica, pois reduzem os reflexos no trânsito;

- Avise um vizinho de confiança sobre sua viagem;

- Reforce a fechadura da porta da frente, se possível feche portas e janelas com trancas.