Terça, 09 de novembro de 2010, 16h27
A- |  A+

Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano

Plantio de mudas é base para combater o mosquito da dengue


Foto: Fabiola Gomes

Clique para ampliar

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano - Smades por meio do seu Departamento de Parques e Jardins, intensificou o trabalho de doação de mudas à população cuiabana para combater o mosquito transmissor da dengue “Aedes Aegypti”. A idéia, conforme o Secretário da pasta, Lécio Victor Monteiro da Silva Costa, é incentivar o munícipe a plantar  uma  árvore  e contribuir com as ações de melhoria da qualidade de saúde da população.

“Todos nós sabemos da importância do plantio de uma árvore para melhorar as condições ambientais do planeta; para combater o mosquito, nós precisamos manter os terrenos limpos, capinados e sem qualquer acúmulo de água parada nas plantas. O nosso projeto tem o objetivo de unir esse benefício com o plantio de árvores em Cuiabá”, afirmou.

A capacidade de produção de mudas no Viveiro do Departamento de Parques e Jardins é de três mil mudas, equivalente à doação de 200 à 300 mudas por dia. Segundo o Coordenador do DPJ, Ronaldo da Costa Marques, em decorrência do aumento do período da chuva em dezembro esta produção pode até dobrar. Entre as espécies que o interessado pode encontrar estão o Ipê (amarelo, roxo ou branco), oiti, pitanga e frutíferas (limão, manga, caju, e laranja), pitanga, louro etc.

No Departamento de Parques e Jardins, localizado na rua Ivan Rodrigues Araés, no bairro Coxipó da Ponte, podem ser encontrados técnicos preparados para orientar sobre o plantio de árvores, manutenção, cuidados  e a sugestão das espécies mais indicadas a serem plantadas. Ainda segundo Ronaldo, a autorização ou erradicação de podas de árvores são feitas no protocolo central da Prefeitura de Cuiabá, e depois encaminhadas ao DPJ. Já as podas de árvores em vias públicas são realizadas pela Secretaria de Infra- Estrutura (Seminfe).

 

Mais Informações:
(Departamento de Parques e Jardins) - 3313-3157

Enviar Matéria Imprimir Voltar

Praça Alencastro, nº 158 - Centro

CEP: 78005-906

Telefone:(65) 3645-6263/6039 (Recepção)

© 2017 - Todos os direitos reservados - Prefeitura de Cuiabá