Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

10 de Janeiro de 2011 09h35

Orientação ao cidadão para implantação da arborização é gratuita

10/01/2011

Fabiola Gomes-Assessoria- Smades

Entre as ações da Prefeitura de Cuiabá que buscam promover uma melhoria da qualidade de vida da população está o Programa Municipal de Arborização Urbana, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano – Smades, Departamento de Parques e Jardins. Este programa orienta, divulga e implanta as diretrizes da arborização urbana na capital. As ações envolvem tanto a orientação técnica sobre as mudas a serem plantadas, como o local e o modo de plantio (incluindo tamanho de mudas, espaçamento entre elas e variedade a ser usada).

Segundo o Coordenador do DPJ, Ronaldo da Costa Marques, a capacidade de produção de mudas no Viveiro no Parques e Jardins é de 3 mil mudas, equivalente à doação de 200 à 300 mudas por dia. Em decorrência do aumento do período de chuvas em janeiro esta produção pode até dobrar. Entre as espécies que podem ser encontradas no parque, está o Ipê (amarelo, roxo, Branco), oiti, e das frutas (limão, manga, caju, e laranja), pitanga, louro etc.

No Departamento de Parques e Jardins, localizado na rua Ivan Rodrigues Araés, no bairro Coxipó da Ponte, são encontrados técnicos preparados para  orientação  do plantio de árvores, manutenção, cuidados  e a sugestão de espécies a serem plantadas gratuitamente. Ainda segundo Ronaldo, a autorização ou erradicação de podas de árvores são feitas no protocolo central da Prefeitura de Cuiabá e depois encaminhadas ao DPJ. Já as podas de árvores em vias públicas são realizadas pela Secretaria de Infra-Estrutura  (Seminfe).


Mais Informações:
(Departamento de Parques e Jardins) - 3313-3157