/

25 de Fevereiro de 2013 10h55

Nove casas noturnas foram interditadas por fiscalização da prefeitura

25/02/2013

Renata Neves - 3645-6054

A Prefeitura de Cuiabá concluiu na última sexta-feira (22) a fiscalização nas casas noturnas da Capital. No total, nove estabelecimentos foram interditados por apresentarem irregularidades. Destes, um promoveu as adequações necessárias e já foi reaberto, restando oito atualmente interditados.

Na primeira rodada de vistorias realizadas por fiscais da Secretaria de Meio Ambiente de Cuiabá, detectou-se que, dos 27 estabelecimentos atualmente em funcionamento, 17 estavam com a sua documentação e itens de acessibilidade e segurança regulares.

Em outras 10, as instalações, adequações, documentação, recursos de segurança, revestimento acústico, saídas de emergência ou outros itens revelavam que tais estabelecimentos não tinham condições de funcionamento.

Inicialmente, os proprietários das casas noturnas irregulares foram notificados para promover as adequações necessárias. Depois, os fiscais retornaram aos estabelecimentos e interditaram aqueles que se mantiveram em desconformidade com a Legislação.

As vistorias foram iniciadas no final de janeiro pelos fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Posteriormente, a equipe foi reforçada por integrantes do Corpo de Bombeiros, CREA, SMDU, Vigilância Sanitária e Procon, que, juntos, compõem a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI).

O secretário municipal de Meio Ambiente, Antonio Carlos Maximo, ressalta a importância da fiscalização para garantir a segurança dos clientes que frequentam os locais.

“Não é interesse da prefeitura interditar, apenas por interditar. Ao contrário, é muito importante que haja até mais casas noturnas oferecendo lazer e divertimento para a população. Porém,  é preciso garantir segurança ao frequentadores”.

Segundo o secretário, nova rodada de vistoria às casas noturnas será feita dentro de 120 dias, ou a qualquer momento que houver uma denúncia.

“Muitos itens de segurança que hoje estão de acordo com as normas, amanhã poderão não estar. Os extintores de incêndio poderão estar vencidos; uma pequena reforma interna como ampliação de uma pista de dança, por exemplo, pode modificar todo o ambiente em termos de acessibilidade e segurança; a troca de um revestimento acústico por pessoas não especializadas pode ser feita com material inflamável, e assim por diante. Portanto, os alvarás têm data e hora de vencimento; mas a fiscalização precisa estar sempre vigilante”, explica.

Caso observem irregularidades nos estabelecimentos, os próprios frequentadores podem registrar denúncia através do telefone 3616-9614.

Confira as casas noturnas que estão interditadas e as irregularidades detectadas:

- Ele & Ela – Não possui Alvará de Funcionamento, Alvará Sanitário e Alvará de Incêndio e Pânico do Corpo de Bombeiros.

- Popozzudas Nights – Não possui Alvará de Funcionamento, Alvará Sanitário e Alvará de Incêndio e Pânico do Corpo de Bombeiros.

- Valdir Drink’s I - Não possui Alvará de Funcionamento, Alvará Sanitário e Alvará de Incêndio e Pânico do Corpo de Bombeiros.

- Valdir Drink’s II - Não possui Alvará de Funcionamento, Alvará Sanitário e Alvará de Incêndio e Pânico do Corpo de Bombeiros.

- Executives Nights Club - Não possui Alvará Sanitário e Alvará de Incêndio e Pânico do Corpo de Bombeiros.

- Sauna Bar Club - Não possui Alvará de Incêndio e Pânico do Corpo de Bombeiros.

- Clube Zapping - Não possui Alvará de Funcionamento, Alvará Sanitário e Alvará de Incêndio e Pânico do Corpo de Bombeiros.

- Espaço Fest - Não possui Alvará de Funcionamento, Alvará Sanitário e Alvará de Incêndio e Pânico do Corpo de Bombeiros.

Interditada e reaberta:

- El Pancho