Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

15 de Julho de 2013 10h03

Moradores da Cohab São Gonçalo participam de simulado contra desastres

15/07/2013

Carol Sanford

Os moradores da Cohab São Gonçalo participaram de um simulado de prevenção a desastres, como enchentes e enxurradas, no último sábado (13). Promovido e organizado pela Prefeitura de Cuiabá, o simulado envolveu cerca de 50 pessoas de diversas instituições.

O objetivo do simulado foi capacitar técnicos da Defesa Civil e moradores de Cuiabá para agirem de maneira correta durante a ocorrência de enchentes, minimizando, assim, os prejuízos gerados. A ação foi acompanhada por técnicos da Defesa Civil Nacional.

O simulado compreendeu alarme e alerta da Defesa Civil para a possível ocorrência de desastre, resgate de vítima pelo Corpo de Bombeiros, retirada dos moradores para um local seguro, montado pelo Exército, e cadastramento das famílias em área de risco.

A Cohab foi escolhida pela incidência de enchentes, já que no local passam dois córregos, o Machado e o Figueirinha. “Estamos buscando o entrosamento entre as instituições e a conscientização dos moradores para agilizar as ações necessárias e evitar prejuízos maiores”, contou o coordenador da Defesa Civil de Cuiabá, Oscar Amélito.

Após o simulado, os moradores da Cohab São Gonçalo assistiram a uma palestra sobre orientações a respeito da limpeza correta de suas casas, além de alertas para que não joguem lixo nos córregos, e a respeito de doenças de animais peçonhentos.

Conforme Oscar Amélito, a prefeitura mapeou 6.679 casas em área de risco. “As famílias devem ser retiradas desses locais, pois não são apenas os desastres que provocam malefícios, as pequenas enxurradas também, porque podem trazer animais que provocam doenças”, explicou.

Também participaram do simulado a Polícia Militar, Defesa Civil do Estado e Secretarias Municipais de Serviços Urbanos, Meio Ambiente, Obras Públicas, Cidades, Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Trânsito e Transportes Urbanos e Educação.