Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável / LAZER E SAÚDE

23 de Junho de 2017 17h38

Mesmo com reforma, Horto Florestal mantém atendimento e atividades

23/06/2017

ANDRESSA SALES/HUGO FERNANDES

O Horto Florestal de Cuiabá mantém o atendimento público mesmo com a reforma no local por 90 dias. Para não interromper as atividades, as obras estão sendo desenvolvidas por etapas e também foram locadas salas móveis, neste caso, para atender os serviços prestados pela Secretaria Municipal de Saúde. O período previsto para as obras é de 90 dias.  

A obra da Prefeitura de Cuiabá está sendo coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. A reforma visa priorizar a acessibilidade e estimular a visitação pública. “Há uma necessidade de conservação do horto como instrumento de preservação ambiental e que há anos não passa por melhorias”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

A reforma inclui a fachada, as instalações do setor administrativo e o auditório.

O prédio também abriga a Unidade de Referência de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (URPICS), que oferece gratuitamente à comunidade terapias como reiki e yoga. A ampliação possibilitará a implantação de novos serviços como a acupuntura. Serão erguidas mais uma sala de atendimento, uma sala de espera e recepção.

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Juares Samaniego, afirmou que a  reforma do Horto partiu de uma vistoria feita pelo Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso), que apontou as deficiências das condições estruturais do local.

“A reforma no Horto Florestal é necessidade primordial, uma vez que a infraestrutura atual não apresenta condições adequadas de acessibilidade. Na minha gestão tenho cobrado insistentemente humanização em todos os aspectos. Com esta reforma, queremos facilitar o acesso para os usuários e modificar a roupagem tão antiga do horto”, acrescentou o prefeito.

“Com isso esperamos ampliar e melhorar nosso atendimento à população”, analisou o técnico da Secretaria Municipal de Saúde, Luiz Edmundo. Atualmente são oferecidas terapias complementares como auriculoterapia, homeopatia, nutrição funcional, aromaterapia, benzeção, café da manhã solidário e terapêutico, leitura biológica, terapia comunitária integrativa, terapia de bory talk, trilha guiada, biondaza e florais de minas.

O atendimento ao público seguirá normal durante os próximos três meses, apesar da intervenção. A solução encontrada para a manutenção dos serviços, segundo a secretária Municipal de Saúde, Elizeth Araújo, foi a locação de salas moveis que abrigarão a URPICS. Assim, as aulas e atendimentos passarão a ser ministrados dentro dos espaços provisórios.

Agenda de atividades

·         Atendimento Social – Segunda a quinta-feira (13h às 17h)

·         Auriculoterapia - Segunda a quinta-feira (13h às 17h)

·         Benzeção – Sexta-feira (09h às 10h)

·         Café da Manhã Solidário e Terapêutico – Sexta-feira (08 às 09h)

·         Homeopatia – Segunda e terça-feira (08h às 12h e 14h às 17h), quinta-feira (14h às 17h) e sexta-feira (08h às 12h)

·         Leitura Biológica – Terça-feira (07h30 às 11h30)

·         Nutrição Funcional – Segunda, terça e quarta-feira (13h30 às 17h)

·         Reiki – Terça e quinta-feira (08h às 12h e 13h30 às 17h)

·         Terapia Comunitária Integrativa – Sexta-feira (09h às 11h)

·         Terapia de Body Talk – Segunda e quarta-feira (07h30 às 17h)

·         Trilha Guiada Saúde e Ambiente – Segunda a quinta-feira (07h30 às 17h) e na sexta-feira no período vespertino.

·         Yoga – Quarta-feira (16h às 17h)

·         Biondaza – Quinta-feira (15h30 às 16h30)

·         Florais de Minas – Terça e sexta-feira (08h às 11h30 e 13h30 às 17h)

·         Aromaterapia – Segunda a quinta-feira (13h30 às 17h) e sexta-feira (08h às 11h30).